CAMPUS MARICÁ

Esporte

Estudantes do IFF Maricá participam de aula especial de Educação Física sobre rugby

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 22/06/2023 16h47, última modificação 22/06/2023 17h02
Campus passará a contar, a partir do próximo dia 28 de junho, com um polo de iniciação da modalidade, aberto a todos os estudantes.
Aula de rugby no IFF Maricá

A aula especial aconteceu no ginásio do campus

Teve novidade nas aulas de Educação Física, desta semana, para turmas de 2º ano do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. Munidos de bolas ovaladas e atentos às explicações, os estudantes de Edificações e Meio Ambiente aprenderam sobre o rugby, uma modalidade ainda pouco conhecida no Brasil e que muitas vezes acaba sendo confundida com outro esporte de quem traz algumas semelhanças, o futebol americano.

A ideia de fazer a introdução ao esporte junto às turmas de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio partiu da professora de Educação Física do campus, Regiane Costa, numa parceria com o professor Thiago Alves, treinador e fundador do Grêmio Náutico Maricá, e que já ministra aulas de iniciação ao esporte em escolas da rede municipal de ensino. O IFF Maricá passará, inclusive, a contar com um Polo de Iniciação ao Rugby, cujo lançamento está marcado para a próxima quarta-feira, 28 de junho.

"Fizemos com as turmas de 2º ano uma vivência do rugby, que é integrante dos conteúdos curriculares de Jogos de Arremesso, conforme planejamento da disciplina. A aula foi construída a partir de jogos culturais, inserindo as características da modalidade: jogos de invasão, passe e recepção, posicionamento básico e sua movimentação e pontuação. Os estudantes se mostraram muito receptivos à modalidade e estão empolgados com a ideia de termos rugby na escola, por meio do Polo", destacou a professora Regiane Costa.

As aulas aconteceram nesta segunda e quinta-feira, dias 19 e 22 de junho, envolvendo alunos e alunas no ginásio.

"Acho super importante essa implementação do rugby no IFF Maricá, ampliando nossa convivência com o esporte. Estou amando e, certamente, farei parte do projeto de treinamento. Eu já conhecia pela TV e internet, mas nunca me imaginei jogando. Está sendo uma experiência incrível, na hora do jogo é energia pura", conta Vivian Damásio Araujo, estudante de Meio Ambiente, que participou dos jogos nesta quinta-feira.

Outra aluna de Meio Ambiente que esteve na aula especial foi Milena dos Santos Leal. Desta vez, ela ficou apenas na arquibancada, mas a partir da semana que vem, ela garante que será presença confirmada nas atividades do Polo de Iniciação ao Rugby.

"Gostei muito da dinâmica da aula, sendo demonstradas as vivências e regras do jogo. Já conhecia o futebol americano, principalmente por filmes, mas o rugby é uma novidade para muitos de nós. Estou gostando bastante dessa oportunidade e, com certeza, estarei presente no lançamento oficial da modalidade aqui no campus", afirma a aluna.

Parceiro do IFF Maricá no projeto, o professor Thiago Alves conta ter ficado contente com a empolgação e empenho dos estudantes do IFF na aula especial desta semana.

"Sempre digo que o mais importante do rugby é se divertir, e o que vi aqui no campus foi todo mundo se divertindo muito com a aula. Agradeço à professora Regiane pela parceria e, a partir de semana que vem, iniciaremos nosso polo aqui no Instituto. Esse será um polo de iniciação e apresentação do esporte. Então, todos que queiram participar serão sempre muito bem-vindos", ressalta o professor.

Lançamento do Polo de Iniciação

O lançamento do Polo de Iniciação ao Rugby do IFF Maricá acontecerá na próxima quarta-feira, 28 de junho,  das 16h às 18h, no ginásio, e incluirá uma vivência sobre rugby com os estudantes de todas as turmas do IFF Maricá, que tenham idade a partir de 15 anos. A previsão é que as aulas aconteçam semanalmente no campus, numa versão do esporte adaptada para a quadra. Os participantes que se destacarem serão encaminhados para os treinos do time no campo.

Segundo a professora de Educação Física e responsável pelas atividades esportivas no campus, Regiane Costa, a previsão é que o Polo de Iniciação ao Rugby do IFF Maricá possa ser aberto também para a comunidade externa, em breve, com a possibilidade de inclusão de um segundo dia de treinamento semanal.