CAMPUS MARICÁ

Visita Guiada

Estudantes do IFF Maricá participam de aula externa de Artes no Theatro Municipal do Rio

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 03/05/2023 19h40, última modificação 03/05/2023 19h40
Alunos do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente puderam conhecer as principais áreas do Theatro, incluindo sala de espetáculos, palco, corredores, áreas de convívio e camarotes.
Visita de alunos do IFF Maricá ao Theatro Municipal

Os estudantes puderam conhecer a sala de espetáculos e histórias dos bastidores

Os bastidores e a história do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, um dos mais importantes equipamentos culturais do país, foram tema de uma aula externa de Artes, nesta quarta-feira, 3 de maio, para as turmas do 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá.

Acompanhados pela professora Manuela Nogueira, os estudantes participaram da visita guiada promovida pela Fundação Theatro Municipal, em que puderam percorrer todo o prédio histórico, começando pelo Salão Assirius, um espaço localizado no subterrâneo do Theatro com composição entre os estilos babilônico, assyrio e persa. Na sequência, o grupo teve a oportunidade de conhecer as principais áreas do Municipal, incluindo sala de espetáculos, palco, corredores, áreas de convívio e camarotes.

"A atividade foi guiada pelo Setor Educativo do Theatro Municipal e possibilitou a nossos alunos aprender sobre a história do Theatro e também sobre a história do próprio Rio de Janeiro, pois a construção do prédio ocorreu num período importante para a cidade, de reformas urbanas e de modernização, que foram voltadas à renovação da imagem do Rio como capital, no início do século XX. Ainda na visita, os estudantes puderam aprender sobre história da arte, por meio dos inúmeros painéis, esculturas e pinturas disponíveis, além da própria arquitetura do Theatro em si, que é também uma obra de arte", destacou a professora Manuela Nogueira.

Inaugurado em 1909, o Theatro Municipal é um dos mais imponentes e belos prédios do Rio de Janeiro, sendo considerado a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul, com sua história misturando-se com a trajetória da cultura do país. As visitas guiadas são abertas ao público. Mais informações estão disponíveis no site http://theatromunicipal.rj.gov.br/setor-educativo/.