CAMPUS MARICÁ

Sustentabilidade

Estudantes do IFF Maricá participam de visita guiada para conhecer sistema de produção agroecológico

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 14/12/2022 20h15, última modificação 14/12/2022 20h55
Visita à Unidade de Produção da Fazenda Pública Joaquín Piñero foi realizada como parte das atividades da disciplina de Educação Ambiental, Saúde e Sustentabilidade, para as turmas de 1º ano.
Visita à Fazenda Pública de Maricá

Os estudantes participaram de uma visita guiada pelos espaços de produção

Estudantes do 1º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá participaram nesta quarta-feira, 14 de dezembro, de uma visita pedagógica guiada à Unidade de Produção da Fazenda Pública Joaquín Piñero, para conhecer o espaço onde são produzidos, por meio de manejo agroecológico do solo, alimentos como hortaliças, aipim e abóbora, para distribuição gratuita a órgãos públicos e entidades cadastradas.

O projeto é desenvolvido pela Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar), por meio de um Termo de Colaboração com a Prefeitura de Maricá. Segundo a coordenadora pedagógica da Cooperar no município, Ivolanda Magali Rodrigues, os estudantes do IFF tiveram a oportunidade de conhecer diferentes sistemas produtivos, dialogando com a sua formação e mostrando como a agroecologia está ligada à segurança alimentar e nutricional.

“Receber os alunos de Meio Ambiente em uma unidade experimental e pedagógica é fundamental, possibilitando o contato com perspectivas de manejo agroecológico na produção de alimentos e controle de pragas sem a utilização de insumos químicos. Potencializamos debates sobre preservação ambiental e, em breve, aguardamos o retorno dos alunos, para entendermos o impacto dos aprendizados na sua formação”, destacou a coordenadora.

A atividade foi organizada pela professora Tássia Gabriele Balbi de Figueiredo e Cordeiro, como parte do conteúdo da disciplina de Educação Ambiental, Saúde e Sustentabilidade. Os participantes observaram sistemas produtivos como mandala, canteiro reto e a estufa, como forma de entender o impacto da produção sem o uso de agrotóxicos.

"Nosso objetivo com essa aula foi proporcionar aos estudantes uma vivência prática da educação ambiental, nesse caso, relacionada à agroecologia. Foi um espaço para que eles pudessem compreender melhor a importância desse sistema produtivo e diferentes possibilidades de inserção no mercado de trabalho, mostrando como a agroecologia é complexa, se comparada à agricultura convencional", explicou a professora Tássia.

Novas perspectivas de atuação para os alunos

Para o coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente, Renato Jonas, a visita foi de grande importância nesse início de formação dos futuros técnicos.

"Foi uma visita incrível, em que tivemos a oportunidade de conhecer toda a tecnologia envolvida na produção de alimentos livres de agrotóxicos, além de dialogar bastante e tirar dúvidas. Os estudantes interagiram bastante, fizeram perguntas e ficaram muito animados com o que conheceram. Muitas vezes há uma visão mais simplória das possibilidades de trabalho na área de Meio Ambiente, mas a verdade é que há uma série de ações diferentes sendo realizadas para reduzir os impactos ambientais", ressaltou o coordenador.

Aluna de Meio Ambiente do IFF Maricá, Juliana de Lima contou ter ficado muito animada com a atividade na Fazenda Pública.

"Eu já conhecia o projeto, mas numa havia visitado. Me interessei muito pelo fato de ser uma produção totalmente sem o uso de insumos químicos ou veneno. Vejo como uma área de atuação grande e bastante interessante. Valeu muito a pena poder conhecer pessoalmente esse trabalho", disse a estudante.

A Fazenda Pública Joaquín Piñero ocupa uma área total de dois hectares, no Espraiado, e é a maior área destinada à plantação da agricultura familiar no município de Maricá. Além de comportar estruturas para auxiliar o ensino, a área fértil da fazenda é dividida em unidades de produção para moradores do município. A ideia é que essa parte do projeto atenda às famílias do campo que não conseguem produzir por não ter um pedaço de terra. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site https://agroecologiamarica.com.br.