CAMPUS MARICÁ

Ensino e Aprendizagem

Estudantes do IFF Maricá participam de visita técnica à Estação de Tratamento de Água do Laranjal

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 19/10/2022 20h09, última modificação 20/10/2022 16h28
O grupo formado por 40 estudantes do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, acompanhado de professores, participou de uma palestra e, em seguida, visitou a estrutura de tratamento.
Visita técnica do IFF Maricá na Cedae

Os estudantes visitaram a Estação de Tratamento de Água do Laranjal, em São Gonçalo

Os alunos do 2º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá participaram, nesta quarta-feira, 19 de outubro, de uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água do Laranjal, em São Gonçalo.

A unidade faz parte do Sistema Imunana-Laranjal, da Cedae, e é na verdade um complexo de produção e fornecimento de água potável constituído de três estações interligadas, com vazão de 7 mil litros por segundo, atendendo cerca de 2 milhões de pessoas nos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá, além da Ilha de Paquetá.

A visita teve a participação de 40 estudantes, acompanhados pelos professores Elane Carvalho e Andre Coelho, pelo coordenador do curso, Renato Jonas, e pelo diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Mendel Aleluia.

O grupo participou de uma palestra com a técnica Diana Guedes, no auditório da estação e, em seguida, visitou as estruturas responsáveis por todas as etapas do tratamento, passando pelos decantadores, floculadores e filtros, onde receberam explicações sobre o funcionamento de cada uma das etapas.

Os estudantes também conheceram o programa Replantando Vida, promovido desde 2001 pela Cedae, com o intuito de unir ações de reflorestamento com ressocialização de apenados, e puderam levar para casa mudas de babosa branca, ipê e cabeludinha.