CAMPUS MARICÁ

Divulgação Científica

Estudantes do IFF Maricá participam do Festival Nacional da Matemática, no Rio

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 05/09/2024 20h11, última modificação 05/09/2024 20h11
Evento está acontecendo na Marina da Gloria, Zona Sul do Rio, e tem o objetivo de aproximar a Matemática, a inovação e a tecnologia do grande público.
Visita de alunos do IFF Maricá no FestMat

Os estudantes estiveram no Festival Nacional da Matemática nesta quinta-feira, 5 de setembro.

E quem disse que a Matemática não pode ser divertida? Pode, e muito! É o que garantem os estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, que participaram nesta quinta-feira, 5 de setembro, da abertura da 3ª edição do Festival Nacional da Matemática. O evento, que é promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e está acontecendo na Marina da Gloria, Zona Sul do Rio, tem o objetivo de aproximar a Matemática, a inovação e a tecnologia do grande público.

Os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com conceitos matemáticos por meio de diversas experiências, incluindo espaços de programação com Lego, tangran, origami, escape room, além de atividades imersivas e de experimentação dos números com a música e as cores, entre diversos outros. A programação incluiu ainda palestras, uma partida de futebol com robôs e a encenação da peça de teatro “Os números e a vida”, do Coletivo Comum, falando sobre as associações entre comportamentos comuns na adolescência com questões e jogos matemáticos.

“Tudo foi muito maneiro, com vários jogos e oficinas que envolviam conceitos matemáticos e de raciocínio lógico de uma forma bastante divertida. A peça de teatro também foi muito boa. Foi um evento com muitas novidades, experiências e diversidade de ensinamentos de forma lúdica. Valeu muito a pena ir”, contou a aluna do 1° ano do Curso Técnico em Meio Ambiente Ana Luiza Acioly Trindade.

O grupo do IFF Maricá foi formado por cerca de 30 alunos de diferentes turmas de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, que estão participando, este ano, da OBMEP, a Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas. A ida ao evento foi organizada pelos professores de Matemática do campus, Viviane Lagdem e Everton Moraes, e teve também a participação do coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente, Renato Jonas.

O 3ª edição Festival Nacional da Matemática segue até sábado, 7 de setembro, com entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo site https://festivaldamatematica.impa.br