CAMPUS MARICÁ

Ciência

Estudantes do IFF Maricá recebem o Prêmio Novos Pesquisadores

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 02/02/2024 22h00, última modificação 05/02/2024 13h38
Cerimônia de premiação aconteceu nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, e contou com a participação dos estudantes e professores finalistas.
Entrega do prêmio Novos Pesquisadores

A entrega da premiação foi feita pela Secretaria aos finalistas do Prêmio Novos Pesquisadores

Noite de festa para o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá nesta sexta-feira, 2 de fevereiro. Os seis estudantes do campus finalistas da 6ª Edição do Prêmio Novos Pesquisadores participaram da solenidade de premiação promovida pela Prefeitura de Maricá, por meio de sua Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação, no Rotary Club.

O prêmio foi dividido em duas categorias, sendo uma voltada a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e outra aos do 3º ano do Ensino Médio, que escreveram artigos científicos, junto com professores orientadores, voltados à cidade Maricá, com objetivo de solucionar os desafios urbanos encontrados no dia a dia do município. Os três alunos e seus respectivos orientadores melhores colocados em cada categoria receberam um notebook cada um.

Acesse AQUI o álbum completo com as fotos da solenidade de premiação.

A estudante Clara Peixoto, do 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente do IFF Maricá, foi a grande vencedora do Novos Pesquisadores 2023, com um trabalho sobre viver a cidade a partir de experiências ao ar livre e sua consequente relação com a qualidade de vida, sob orientação da professora Regiane Costa.

“Foi uma oportunidade linda participar do Prêmio Novos Pesquisadores. Eu me sinto muito feliz, muito realizada pela conquista de produzir um artigo científico. Escrever alguma coisa que eu gosto, que eu tenho interesse, que é a área que eu quero estudar, que é a Educação Física. Pensando na minha cidade, na cidade onde eu estou construindo minhas vivências, minha vida, pensando na minha rotina e poder analisar como funciona a parte de identidade pesquisadora. Perceber as qualidades que isso tem para os moradores da cidade. Então foi algo muito prazeroso. E o computador é só uma recompensa que um trabalho de algum tempo”, ressaltou Clara, que foi aprovada, na semana passada, para cursar a graduação em Educação Física na Universidade Federal Fluminense (UFF).

De acordo com a professora Regiane Costa, do IFF Maricá, a cerimônia foi uma celebração de conclusão de um ciclo formativo muito grandioso para os estudantes.

"Certamente, mediar a construção do conhecimento junto à pesquisa sobre o município possibilita a reflexão crítica da realidade, o aprofundamento sobre o local onde se vive e possíveis encaminhamentos de propostas para pensar/agir em Maricá. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação, na sua defesa, continuidade e extensão do Prêmio Novos Pesquisadores, segue inovando as suas ações e reinventando os propósitos formativos municipais. Sabemos o quanto isso contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes. Nosso orgulho é grande! A emoção em acompanhar os estudantes na sua trajetória acadêmica, superando desafios e se entregando aos convites pedagógicos e científicos, é indescritível. Entre sentir, agradecer e se orgulhar, há muitas parcerias entrelaçadas e a premiação festejou os encontros destes envolvidos com a formação: a escola, os estudantes, os familiares e a gestão pública", destacou.

Além da 1ª colocação, o IFF Maricá conquistou ainda o 2º lugar no Prêmio, com um artigo que debate propostas para uma melhor inclusão das pessoas com deficiência nas escolas municipais, que foi produzido pela estudante Anna Luísa Pacheco, também do 3º ano de Meio Ambiente, sob orientação da professora Isabela Bastos.

“Acreditamos que a pesquisa científica, antes de estar na faculdade, tem que vir desde a escola. Aos estudantes, professores e pais, o meu muito obrigada por acreditarem em sonhos e sonhares conosco”, ressaltou a secretária de Ciência, Tecnologia e Formação de Maricá, Adriana Costa, durante a entrega dos prêmios.

Prêmio é incentivo para estudantes de Maricá

A 6ª Edição do Prêmio Novos Pesquisadores contou com 84 trabalhos inscritos, que abordaram temas ambientais, históricos, sociais, econômicos, arranjos produtivos e sustentáveis, científico e tecnológico, além de iniciativas para inovação e ética com relação aos direitos humanos.

O Prêmio Novos Pesquisadores teve a sua primeira edição em 2017, como iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Formação, e tem por objetivo estimular a inserção dos estudantes da Educação Básica em ações e procedimentos que integram o campo da pesquisa científica, desenvolvendo a curiosidade, a criatividade, o interesse e resgate histórico, o questionamento à realidade, o conhecimento de técnicas e instrumentos metodológicos e científicos, o diálogo com os saberes locais, a problematização contextual, o levantamento e a resolução de problemas, e a produção escrita de artigos que tragam o município onde vivem como alvo da investigação e da discussão.