CAMPUS MARICÁ

Artes Marciais

Estudantes do IFF Maricá têm vivência de Muay Thai em aula de Educação Física

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 14/02/2023 20h35, última modificação 14/02/2023 20h39
A atividade foi ministrada pelo professor convidado Leonardo Marques, na área de convivência do campus, para alunos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Edificações.
Aula de Muay Thai no IFF Maricá

A aula foi ministrada pelo professor convidado Leonardo Marques

Arte marcial tailandêsa criada há mais de dois mil anos, o Muay Thai foi tema de uma vivência voltada a estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, nesta terça-feira, 14 de fevereiro. A atividade foi ministrada pelo professor convidado Leonardo Marques, na área de convivência do campus, para alunos de turmas do 1º e 2º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Edificações, dentro do conteúdo da disciplina de Educação Física, sob coordenação da professora do IFF Maricá Regiane Costa.

De acordo com Regiane, a ideia de trazer a vivência de Muay Thai para o campus surgiu após sugestão de um aluno que é praticante da luta.

"A vivência integrou o tema Qualidade de Vida e Exercício Físico, encaminhando os benefícios da modalidade para a formação integral. Nossa ideia foi oportunizar o Se-Movimentar, experimentando novos movimentos, conhecendo a história e filosofia do Muay Thai e sensibilizando para a necessidade da atividade física, a partir de modalidades ofertadas no município. Agradecemos ao estudante Ruan Carvalho pela mediação da vivência e ao professor Leonardo pela partilha do conhecimento", ressaltou a professora.

Durante a atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história de Muay Thai e alguns dos golpes utilizando os punhos, braços, cotovelos, joelhos e pés. A aluna Cintia Nunes foi uma das participantes da vivência e contou ter ficado empolgada em conhecer mais sobre as artes marciais.

"Foi uma experiência incrível, até porque eu já tinha curiosidade em conhecer esse esporte, mas nunca havia tido a oportunidade. Para mim, a vivência foi uma forma de introdução a essa modalidade, uma experiência que nunca imaginei que viveria no IFF, assim como tantas outras que tenho vivido. Encontrei certa dificuldade em alguns movimentos, até por nunca ter praticado lutas, mas percebi que é um esporte menos agressivo do que eu imaginava e que exige muita disciplina. Me interessei muito em continuar futuramente", contou Cintia, que já foi praticante de capoeira.

Para o aluno Ruan Carvalho, que ajudou na organização da atividade, ter novas vivências no Instituto é sempre muito positivo para todos.

"Foi uma boa experiência poder trazer um pouco do Muay Thai para apresentar para os meus amigos, pois é um esporte muito legal, que todo mundo pode fazer e traz muitos benefícios aos praticantes, como aprender a se defender e possibilitar uma boa qualidade de vida. E também foi muito legal da parte do meu professor Leonardo ter disponibilizado um tempo para nós proporcionar essa aula", destacou Ruan.

Muay Thai  também conhecido como boxe tailandês e “a arte das oito armas” – é uma arte marcial que exige disciplina e postura, trabalha autocontrole, melhora o condicionamento físico e promove ganho de massa muscular.