CAMPUS MARICÁ

Estudantes do IFF são campeões sub-17 da Taça Cidade de Maricá de Futebol 2023

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 25/04/2023 13h39, última modificação 25/04/2023 13h39
Os três alunos, que disputam competições de futsal pelo campus desde que ingressaram no IFF, iniciaram os treinos de futebol de campo há cerca de um mês, em Inoã, para jogar o campeonato municipal.
Futebol do IFF Maricá

Alunos do IFF na conquista da Taça Cidade de Maricá. Foto: Divulgação/ E.C. Inoã

Fim de semana de vitórias no esporte para estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. Três alunos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Edificações conquistaram, no sábado, dia 22 de abril, a Taça Cidade de Maricá de Futebol 2023. João Pedro Palomo, Luis Eduardo Delfonte e Daniel Quintanilha foram campeões na categoria sub-17, jogando pela equipe do Esporte Clube Inoã.

Os três, que disputam competições de futsal pelo IFF Maricá desde que ingressaram no Instituto, em 2022, iniciaram os treinos de futebol de campo há cerca de um mês, em Inoã, para jogar o campeonato municipal de clubes. Depois de fazer bonito na cidade, João Palomo, Luis e Daniel querem agora estimular a descoberta de novos talentos no campus, já de olho na formação do time que disputará, este ano, as competições promovidas pelo Instituto.

"A gente fica muito feliz com a conquista da Taça da Cidade e também por saber que esse campeonato traz maior visibilidade e poderá estimular mais alunos a praticarem o esporte aqui na escola. Queremos formar um time forte para disputarmos os campeonatos que teremos este ano pelo IFF", explica Daniel Quintanilha, que foi autor do gol decisivo do Esporte Clube Inoã, na fase classificatória da Taça da Cidade, após receber um passe do colega João Palomo.

Disputa nos pênaltis

O Inoã conquistou o título no último sábado ao vencer o time do PSJ nos pênaltis, por 2 a 0, após um empate de 0 a 0 no tempo normal. A disputa foi realizada no campo do Amparo Esporte Clube, em Itapeba, e contou também com as equipes do Esporte Clube Taquaral, Gol de Ouro, Dominante Futebol Clube, Esporte Clube Maricá, Cordeirinho Futebol Clube e Clube Atlético Bananal.

Orgulhosa com a participação de seus alunos, a professora de Educação Física do Campus Avançado Maricá, Regiane Costa, ressalta que esse engajamento em modalidades esportivas é entendido pela escola também como um dos componentes da vivência corporal e da qualidade de vida.

"Parabenizamos pela participação no evento municipal e pelo título, reforçando a importância deles no fomento em nossas ações esportivas, como têm acontecido, incentivando seus colegas, colaborando nos treinos e se engajando nas equipes do campus que participam e participarão dos Jogos Intercampi do IFF, o JINIFF", conta a professora, que é também responsável pela preparação e treinamento das equipes esportivas do IFF Maricá.

Para João Pedro Palomo, o objetivo agora é intensificar os treinos de futsal, incorporando ao time também estudantes que ingressaram este ano no campus.

"A rotina de um aluno do IFF que participa de competições esportivas é bastante cansativa, porque precisamos conciliar os estudos nos turnos da manhã e da tarde, com os treinos. Então, conquistar esse campeonato na Taça da Cidade nos traz ainda mais motivação e vontade de continuar, de fazer ainda mais, de mostrar para nossos colegas de IFF que é, sim, possível", ressalta Palomo.

Em 2022, o time formado por alunos do campus chegou a participar das seletivas dos Jogos Intercampi do IFF, mas não obteve a classificação para as finais, realizadas no Campus Campos Centro.

"Nós temos um time muito bom, e a professora sempre nos incentiva muito. Então, é focar nos treinos para dar o nosso melhor representando o IFF Maricá", finaliza Luis Eduardo Delfonte.