CAMPUS MARICÁ

Estudantes do IFF se apresentam no 4º Festart, o Festival Estudantil de Artes de Maricá

por admin publicado 29/08/2023 17h18, última modificação 26/10/2023 16h22
Alunos do Campus Avançado Maricá apresentam, ao longo desta semana, trabalhos artísticos nas modalidades de pintura, poesia e dança.
B05ef5da 3d53 47d7 b864 13f6ae2d36cd

A Prefeitura de Maricá, por meio de sua Secretaria de Educação, realiza esta semana a 4ª edição do FestArt, o Festival Estudantil de Artes de Maricá. E o Instituto Federal Fluminense (IFF) está mais uma vez presente, mostrando o talento na dança, pintura e poesia de estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. O evento começou nesta segunda-feira, 28 de agosto, e segue até 1º de setembro.

Aluna do 3º ano de Meio Ambiente, Julia Guerra, de 17 anos, levou para a exposição a tela "Lagoa Limpa", em que retrata a paisagem de Araçatiba, a partir de uma perspectiva sobre a importância da preservação do local. A estudante conta que sua inspiração para a arte vem do avô, que era pintor profissional e trabalhava principalmente com telas sobre paisagens de Maricá.

"Sempre tive um pezinho na arte, especialmente com desenho. Até que em 2019, quando meu avô faleceu, senti muita vontade de pintar telas, como ele fazia. Foi assim que me descobri nesse meio, que hoje sonho em seguir profissionalmente, ingressando na faculdade de Artes", contou Julia Guerra, que participou da exposição para avaliação dos jurados nesta terça-feira, 29, na Casa de Cultura.

Grêmio Estudantil motivou participação

A motivação para os estudantes do IFF Maricá participarem do Festival veio de uma iniciativa do Grêmio Estudantil. Segundo Julia, o Festart é a chance para muitas crianças e adolescentes se descobrirem como artistas.

"Estou adorando participar do Festival, com expectativas muito boas. A arte está em tudo, então projetos como esse, voltados para crianças e adolescentes, são muito legais, nos incentivando e encorajando a mostrarmos nossa arte para o mundo", destaca a estudante.

Lucas Pacheco, do 2º ano de Edificações, teve no FestArt sua estreia em um festival de artes se apresentando na categoria "poesia".

"Eu sempre me interessei por ler e escrever, mas só comecei a fazer poemas há poucos meses. Até cheguei a postar alguns, porém nunca havia tido a oportunidade de participar de uma competição do gênero. Para mim, o FestArt foi uma oportunidade de participar, de me desafiar a criar algo com um tema escolhido por terceiros e ter essa obra avaliada em público. Estou animado para saber os resultados e descobrir se participarei ou não da final da competição", conta Lucas.

O IFF Maricá estará presente também na apresentação de dança, que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 31 de agosto, com a participação de alunos da turma de 1º ano de Edificações.

O FestArt reúne apresentações nas categorias de música, dança, pintura, poesia, desenho, fotografia e vídeos curtos, com estudantes das escolas da rede de ensino público (municipal, estadual e federal) e particular de Maricá. Para ser campeão, o participante precisa vencer a atual etapa distrital para chegar a grande final, que acontecerá na Festa Literária de Maricá (FLIM), em setembro.