CAMPUS MARICÁ

Concurso de Vídeo

Campus participa de concurso de vídeo

por Comunicação Social do campus Avançado Maricá com Reitoria publicado 09/06/2016 18h28, última modificação 14/06/2016 16h35
Estudantes e professor do IFFluminense campus Avançado Maricá produzem vídeo para concurso do Ministério da Educação (MEC) sobre o combate ao Aedes aegypti.
Estudantes e professor do campus Avançado Maricá produzem vídeo para concurso do Ministério da Educação

Uma das cenas gravadas para o vídeo

Intitulado “Onde você errou”, o vídeo produzido pelo professor de biologia Franklin Medrado e os alunos Ricardo de Freitas Carletti e Jennyfer de Souza Sathler está inscrito no concurso “Pesquisar e Conhecer para Combater o Aedes aegypti”, lançado pelo Ministério da Educação (MEC), em abril deste ano, e cujas inscrições foram realizadas no mês de maio.

A produção audiovisual conta com a participação de estudantes do 3º ano do campus e utiliza o humor para mostrar a relevância de ações cotidianas como, por exemplo, não deixar água parada, visando orientar a comunidade interna e a população sobre a importância de se combater o mosquito Aedes aegypti.

“O objetivo deste vídeo foi duplo: mobilizar os alunos, conscientizando-os sobre a importância de ações cotidianas no controle de doenças como dengue e zika, e produzir um material que sirva como base de conhecimentos técnicos para outros projetos de pesquisa e extensão envolvendo comunicação audiovisual”, ressalta o professor. “Dessa forma, buscou-se discutir roteiros, verificar a viabilização das ações e prever as condições materiais para a produção do vídeo”, acrescenta Franklin, ressaltando que a discussão do roteiro contou com a participação de alunos bolsistas do programa Jovens Talentos do projeto “Visões da Ciência em desenhos animados”.

“Pesquisamos comerciais que gostávamos e nos reunimos para assistir juntos. Selecionamos alguns pontos que gostaríamos que aparecessem e criamos um roteiro com

nosso orientador. Nesse roteiro, nossas escolhas foram feitas de modo a deixar claro o objetivo do vídeo (mínimas ações interferem) com uma pitada de humor”, explicam os alunos Ricardo e Jennyfer.

O vídeo pode ser visto no youtube, no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=tNAotClQ7-M&feature=youtu.be .

Para os estudantes, a zika é um problema muito sério e de responsabilidade de todos. “Buscamos também dar vida às discussões que foram feitas ao longo de meses. Esperamos que o vídeo tenha um bom alcance e que as pessoas entendam o que estamos tentando passar”, destacam.

Além dos dois bolsistas, participaram como atores os alunos Ana Júlia dos Santos Fonseca (3º ano A), João Vinícius Ferreira Simões (3º ano A), Guilherme Trajano de Souza (2º ano B), Lucas Santos da Costa (3º ano A) e Marcella Teixeira Guedes (3º ano A).

Coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), em parceria com as demais secretarias do MEC, o concurso é dividido em etapas regional e nacional. Os vencedores das etapas regionais receberão certificados; e os da etapa nacional irão a Brasília para participar de um curso de formação. Os finalistas e vencedores serão anunciados na página oficial do concurso na internet.

Comunicação Social do campus Avançado Maricá com Reitoria