CAMPUS MARICÁ

Planejamento

Estudantes e servidores do IFF Maricá terão reunião sobre Plano de Desenvolvimento Institucional

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá com informações da Comunicação Social do Reitoria publicado 05/12/2022 13h12, última modificação 05/12/2022 13h18
Reunião acontecerá no auditório do campus na próxima quarta-feira, 7 de dezembro, às 14h, com a equipe do Instituto que está trabalhando na elaboração do documento.

Será realizada na próxima quarta-feira, 7 de dezembro, às 14h, no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, a reunião local com a equipe que está trabalhando na construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2023-2027) do IFF.

A reunião é aberta a todos os servidores e estudantes do campus. A equipe do PDI mostrará como a comunidade acadêmica poderá contribuir com o plano, fazendo um apanhado dos temas de relevância. Assim, alunos, professores e técnicos administrativos em Educação terão a oportunidade de dar suas contribuições iniciais quanto ao planejamento dos próximos cinco anos do Instituto. Essa reunião tem sido realizada desde outubro no Instituto e já passou pelos campi Cabo Frio, São João da Barra, Santo Antônio de Pádua, Cambuci, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Campos Guarus, Campos Centro, Macaé e Quissamã, além da Unidade de Formação Profissional de Cordeiro e Reitoria.

Publicação está prevista para março de 2023

O PDI é um documento exigido por lei e trata de temas importantes como políticas pedagógicas, objetivos estratégicos e projeção de metas, ações prioritárias de obras, carreira do servidor, oferta de cursos, entre outros, que afetam e envolvem toda a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo. Será a partir desse plano que serão apontadas as principais decisões políticas e o planejamento do Instituto para os próximos anos, incluindo os programas institucionais, os projetos decorrentes desses programas e as principais ações sistêmicas da Reitoria e dos campi.

"O objetivo principal das visitas é sensibilizar a comunidade e apresentar a proposta do documento para uma construção coletiva e participativa", explicou a diretora de Desenvolvimento Institucional do IFF, Alline Morais, no início das visitas aos campi,  em outubro.

O processo de construção do PDI-IFF é divido em três etapas: preparação, elaboração e publicação. O cronograma inclui diálogo nas unidades do IFF, produção das minutas dos capítulos pelas comissões locais, disponibilização das minutas para contribuições da comunidade na Plataforma Participa IFF, organização do documento final, submissão ao Conselho Superior do Instituto e publicação, prevista para março de 2023.

Atualmente, o IFF conta com cerca de 20 mil estudantes, 1.700 servidores e mais de 200 cursos, de acordo com o IFF em Números.

Mais informações estão disponíveis na Página Temática do PDI, no Portal do IFF.