CAMPUS MARICÁ

Metodologias Ativas

Estudantes produzem jogos educativos durante aulas de Biologia no IFF Maricá

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 16/12/2022 19h00, última modificação 22/12/2022 11h50
Trabalho faz parte das atividades avaliativas da disciplina para estudantes do 2º e 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados em Edificações e Meio Ambiente.
Apresentação de trabalho no IFF Maricá

Os jogos foram apresentados e estados pelos alunos em sala de aula

Alunos pulam amarelinha de um lado, outros levam tortada na cara, enquanto um grupo faz uma disputa acirrada de cartas. E tudo isso dentro de uma sala de aula do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, sob os olhares atentos de uma professora. Não, não se trata de horário de intervalo, muito menos de bagunça dos estudantes. A atividade diferenciada — e divertida — é na verdade parte das avaliações, deste semestre letivo, para composição das notas finais de turmas de 2º e 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus.

Os estudantes foram desafiados a criarem seus próprios jogos com temas relacionados ao que vêm aprendendo na disciplina de Biologia, sendo que a apresentação dos trabalhos finais foi um teste de qualidade com a participação de todos os alunos de cada turma.

Segundo a professora Lilha dos Santos, responsável pela disciplina nas turmas de 2º e 3º ano de Edificações e Meio Ambiente, a ideia da atividade é estimular o trabalho em equipe, o protagonismo e a criatividade dos alunos, ao mesmo tempo em que eles conseguem se divertir e aprender, de forma mais descontraída e autônoma, conceitos importantes da Biologia.

“O resultado foi excelente, com os participantes interagindo bastante, tanto internamente nos grupos, para a montagem dos jogos, quanto na parte de apresentação, em que toda a turma pode jogar”, contou a professora.

Ainda de acordo com Lilha, os estudantes tiveram liberdade para escolher o formato e tema do jogo produzido em grupo.

“O processo de construção dos jogos é a parte mais complicada, onde surgem as divergências comuns do trabalho em equipe. Mas eles resolveram bem essas questões e apresentaram trabalhos muito bons, em sua maioria” explicou a professora.

A apresentação dos projetos teve início nesta sexta-feira, 16 de dezembro, com as  turmas testando jogos em formatos de tabuleiro, torta na cara, amarelinha, cartas, entre diversos outros.