CAMPUS MARICÁ

Festival da Cultura Corporal, que acontecerá em setembro no IFF Maricá, está com inscrições abertas

por admin publicado 21/08/2023 20h11, última modificação 26/10/2023 16h25
A abertura do Festival está marcada para o dia 6 de setembro e, até lá, todos os estudantes do campus poderão se inscrever nas modalidades correspondentes ao ano que estão cursando.
900x600 3

Em setembro, o ginásio esportivo do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá será novamente palco de grandes disputas... E, mais do que isso: do colorido das torcidas organizadas, da beleza de movimentos sincronizados em apresentações rítmicas, da confraternização entre colegas de diferentes turmas e também da solidariedade. É que vem aí o Festival da Cultura Corporal, evento que este ano faz parte do conteúdo da disciplina de Educação Física e envolverá todos os estudantes de 1º e 2º ano dos Cursos Técnicos como participantes, além das turmas de 3º ano, servidores e funcionários terceirizados como convidados.

As turmas do 1º ano, por exemplo, participarão das disputas de atletismo, enquanto os alunos de 2º ano poderão jogar handebol, queimado e cabeçabol, uma modalidade recriada com base nos fundamentos do handebol e do basquete, sendo a finalização das jogadas feita com a cabeça. Para essas turmas, as inscrições devem ser feitas diretamente nas aulas de Educação Física.

Os estudantes do 3º ano participam como convidados, formando livremente seus próprios times para competir com as turmas de 2º ano nas modalidades de handebol, queimado e cabeçabol. Nesse caso, é preciso fazer a inscrição diretamente com os alunos Maria Eduarda (2ED), Mariana Gomes (2MA) e Juliana (2MA), que fazem parte da comissão organizadora do evento.

Os times de queimado e cabeçabol serão mistos, assim como as duplas do revezamento 2x80m. Para os jogos de handebol e as corridas de velocidade (80m rasos e 80m com barreiras) e de média distância, haverá organização entre equipes masculinas e femininas.

Abertura do evento terá provas de atletismo

Além das disputas esportivas entre as turmas, estão programadas apresentações artísticas e jogos amistosos ao longo de todo o evento. A professora de Educação Física do IFF Maricá, Regiane Costa, explica que a escolha por fazer um festival de cultura corporal remete a uma concepção mais ampla dentro da disciplina, que admite movimentos a partir de jogos populares, ginásticas, esportes, capoeira, dança e lutas, buscando vivenciar atividades esportivo-culturais a partir de saberes-fazeres construídos nas aulas, bem como traduzidos na relação da corporeidade com os contextos formativos.

Para isso, as turmas de 1º e 2º ano dos Cursos Técnicos também serão envolvidas em ações que vão muito além das vitórias em quadra e nas pistas de corridas, incluindo a organização de suas torcidas e a construção de iniciativas de ação social, como campanhas de doação.

"O Festival é uma culminância do aprendizado, que agrega outros sentidos e dialoga o desejo e interesse dos estudantes em ter um interclasse", conta a professora Regiane.

O Festival da Cultura Corporal acontecerá ao longo de todo o mês de setembro, sempre às quartas-feiras, conforme o seguinte cronograma:

• 13h30 - Abertura no Ginásio Esportivo;
  • 15h - Corridas do Atletismo no Estacionamento.

• 13h30 às 16h - Jogos de Cabeçabol e Queimado.

• 13h30 às 16h - Handebol.

• 13h30 às 15h30 - Jogos amistosos com servidores e funcionários terceirizados;
  • 15h30 - Premiação e Cerimônia de Encerramento.