CAMPUS MARICÁ

Formatec: divulgado resultado final da seleção para 400 vagas em cursos técnicos no IFF Maricá

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 01/12/2023 19h51, última modificação 11/12/2023 14h16
O prazo para matrícula nos Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes começa na segunda-feira, 4 de dezembro de 2023, e segue até 7 de dezembro de 2023.
Resultado final do Formatec

Divulgado resultado final da seleção para as vagas no Programa Formatec: Maricá+Técnico

Foi publicado nesta sexta-feira, 1º de dezembro de 2023, o resultado final do Processo Seletivo de Ingresso nos Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes ao Ensino Médio do Formatec: Maricá+Técnico, programa lançado a partir de um convênio entre o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá e a Prefeitura, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). A seleção dos candidatos para 400 vagas em turmas do 1º Semestre de 2024 foi feita por sorteio público eletrônico.

ACESSE AQUI O RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO DO FORMATEC

Os candidatos foram classificados de acordo com a ordem do sorteio público e o número total de vagas previstas nos respectivos cursos e turnos oferecidos conforme detalhado no edital da seleção, considerando os inscritos para as vagas reservadas à ampla concorrência e os inscritos para as vagas reservadas às cotas.

O prazo para matrícula começa na segunda-feira, 4 de dezembro de 2023, e segue até 7 de dezembro de 2023. Os candidatos aprovados e convocados deverão efetuar a matrícula on-line, acessando o site gov.br/login e o serviço “Matricular-se em curso de Educação Profissional Técnica (Educação de Jovens e Adultos, Integrado, Concomitante e Subsequente) – IFF”, disponível no link https://www.gov.br/pt-br/servicos/matricular-se-em-curso-de-educacao-profissional-tecnica-educacao-de-jovens-e-adultos-integrado-e-subsequente-ifflu. As recomendações de matrícula estão detalhadas AQUI.

Acesse AQUI a Página de Acompanhamento do Processo Seletivo e o Edital DGCAM/REIT/IFFLU N° 15, de 30 de outubro de 2023.

As 400 vagas ofertadas para este 1º semestre de 2024 são distribuídas igualmente por Cursos Técnicos nas modalidades Concomitante — em que o estudante cursa o Ensino Médio em outra instituição de forma simultânea ao Ensino Técnico no IFF — e Subsequente, que é voltada a quem já concluiu o Ensino Médio e busca qualificação para uma melhor inserção no mercado de trabalho. Há formação para as seguintes áreas:

• Edificações;
  • Guia de Turismo;
  • Informática para Internet;
  • Logística;
  • Meio Ambiente.

As aulas acontecerão no Campus Avançado Maricá, do IFF, situado no bairro de Ubatiba, nos turnos da tarde (Cursos Concomitantes) e noite (Cursos Subsequentes), com duração de um ano e meio. Os requisitos são os seguintes:

• Concomitante ao Ensino Médio - Turmas voltadas a estudantes que estejam comprovadamente cursando, no ato da matrícula, o Ensino Médio em escola pública ou privada;
  • Subsequente ao Ensino Médio - Turmas voltadas a quem já terminou o Ensino Médio. Será obrigatória, na matrícula, a apresentação de declaração ou certificado de conclusão.

Cotas - Em atendimento à legislação vigente, o IFF reservará, no mínimo, metade das vagas ofertadas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas da rede nacional de ensino e observadas as condições detalhadas no EDITAL da seleção.

Os matriculados nos Cursos Técnicos ofertados por meio do Programa Formatec: Maricá+Técnico serão alunos do Instituto Federal Fluminense, assim como os atuais estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus, e receberão a certificação do IFF correspondente à formação técnica, após a conclusão de todas as etapas formativas.

Programa Formatec: Maricá+Técnico foi lançado oficialmente em maio deste ano, a partir de um convênio com a Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), voltado à qualificação de trabalhadores e de estudantes do Ensino Médio nas áreas de Edificações, Guia de Turismo, Informática para a Internet, Logística e Meio Ambiente, além de futuramente Produção de Áudio e Vídeo. Serão, ao todo, 1.760 vagas ofertadas ao longo dos três anos de convênio.

É fundamental que o candidato leia atentamente, na íntegra, o edital DGCAM/REIT/IFFLU N° 15, de 30 de outubro de 2023. O acesso é pelo Portal de Seleções do IFF, disponível AQUI