CAMPUS MARICÁ

Infraestrutura

Gestão do IFF Maricá participa de reunião na Prefeitura para definição de cronograma de obras

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 15/07/2022 13h23, última modificação 15/07/2022 15h14
Obras de intervenção no bloco pedagógico estão previstas para começar na segunda-feira, 18. Durante a reforma, salas de aula serão transferidas para um novo bloco montado em estruturas modulares.
Reunião na Prefeitura de Maricá

A reunião entre os gestores aconteceu no Serviço de Obras de Maricá

A equipe de gestão do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá participou na manhã desta sexta-feira, dia 15 de julho, de uma reunião no Serviço de Obras de Maricá (SOMAR) para definição do cronograma de intervenções no bloco pedagógico do campus. Nas últimas duas semanas, o prédio teve seu uso suspenso para que os profissionais da Prefeitura e da empresa Engebio, responsável pela construção do campus, pudessem elaborar os laudos técnicos e fazer as intervenções de sondagem na estrutura.

A previsão é que o trabalho de reforma comece na próxima segunda-feira, dia 18 de julho, mesma data de início do recesso escolar definido no calendário letivo de 2022 do IFF Maricá. Os estudantes e professores estarão de férias até o dia 31 de julho, com as aulas retornando em 1º de agosto.

Nos próximos dias, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Maricá, haverá a instalação das estruturas modulares que serão usadas como salas de aula e espaços de apoio acadêmico durante o período das obras no bloco pedagógico. As estruturas serão divididas em dois andares, com espaço para a instalação de até dez salas de aula, e ficarão localizadas na área próxima ao ginásio esportivo do IFF Maricá.

Na segunda-feira, 11 de julho, durante visita do reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, ao Campus Avançado Maricá, o diretor-geral do campus, Emerson Brum Bitencourt, já havia comentado sobre o compromisso da Secretaria de Educação com a instalação dos módulos dentro do próprio IFF Maricá.

"Já temos a garantia da Prefeitura de ter esses novos ambientes estruturados, tanto para a parte pedagógica quanto administrativa, dentro do nosso próprio campus, evitando assim a necessidade de deslocamento dos alunos e servidores para outro espaço", disse o diretor-geral na época.

Intervenção no bloco pedagógico

O bloco pedagógico — onde ficam localizadas as salas de aula e parte da estrutura administrativa e de laboratórios do campus — está com as atividades presenciais suspensas desde 4 de julho, a partir de decisão da gestão do IFF Maricá, em diálogo com a SOMAR e após vistoria da Defesa Civil do Município, considerando os incômodos gerados pelo trabalho de análise estrutural e início da reforma, como barulho, poeira e necessidade de isolamento de algumas áreas. Desde então, as atividades acadêmicas vêm ocorrendo em espaços adaptados, como o auditório, alguns laboratórios, o ginásio e o prédio da biblioteca, dentro do cronograma especial divulgado pelas coordenações de curso.

A reunião desta sexta-feira, 15, contou com a participação do diretor-geral Emerson Brum Bitencourt; do diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Mendel Cesar Oliveira Aleluia; e do coordenador de Administração, Célio Bastos Nogueira Júnior, além dos representantes da Prefeitura de Maricá, da SOMAR e da empresa Engebio.