CAMPUS MARICÁ

Expensão

Gestão do IFF Maricá se reúne com a Defesa Civil do Município para diálogo sobre abertura de curso técnico na área

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 13/08/2024 14h50, última modificação 13/08/2024 14h52
Ideia inicial é de parceria entre os poderes públicos municipal e federal para fomentar capacitação de profissionais a partir de demanda gerada na região.
Defesa Civil no IFF Maricá

A visita da equipe da Defesa Civil aconteceu nesta terça-feira, 13 de agosto.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá recebeu nesta terça-feira, 13 de agosto, o coordenador da Defesa Civil no município, Major Wellington Silva, para uma conversa inicial com a direção do campus sobre a possibilidade de abertura, a partir de parceria entre os poderes públicos municipal e federal, de um curso de formação técnica — ou mesmo em nível tecnólogo — em Defesa Civil.

A capacitação de profissionais para a área, explica o major, tem uma forte demanda reprimida. Atualmente, apenas uma única instituição federal do país, o Instituto Federal Catarinense (IFC), oferta o Curso Técnico em Defesa Civil.

"A nossa conversa inicial foi justamente para entender como pode ser feita a construção desse curso, pois existe uma demanda grande no país como um todo. E com essa questão dos eventos extremos que têm afetado nosso país, é cada vez maior a necessidade de que os profissionais que trabalham nessa área tenham uma formação completa", ressalta o coordenador da Defesa Civil de Maricá.

Segundo o diretor de Ensino do IFF Maricá, Luis Felipe Umbelino, a possibilidade de expansão na oferta de cursos pelo campus é muito positiva.

"Ter um curso voltado para a Defesa Civil nos parece bastante interessante, especialmente por ser uma área formativa com disciplinas em comum do Curso de Meio Ambiente e de Edificações, que são áreas em que já atuamos, e podendo a integração desses saberes e competências", explica Umbelino.

Para o diretor-geral do IFF Maricá, Mendel Aleluia, o diálogo desta terça-feira inaugura uma agenda de reuniões com a Defesa Civil, fortalecendo o papel institucional do Instituto Federal em dialogar com diferentes entes do poder público.

"A construção de eventuais ofertas se dará a partir do diálogo com o parceiro e também com nossa comunidade interna, tendo como objetivo garantir que nossas ações estejam respaldadas na experiência construída até aqui e tendo como horizonte o uso racional dos recursos hoje existentes", destaca o diretor-geral.

O IFF Maricá conta, atualmente, com Cursos Técnicos Integrados em Edificações e Meio Ambiente e a pós-graduação Lato Sensu em Literatura, Memória Cultural e Sociedade, além de Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes em Edificações, Guia de Turismo, Informática para Internet, Logística e Meio Ambiente, com oferta temporária num convênio com a Prefeitura de Maricá.