CAMPUS MARICÁ

Notícias

Integração

Gestores do IFF iniciam ciclo de integração dos campi do Núcleo 4 com foco na implantação do Campus Magé

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Maricá publicado 19/08/2025 16h36, última modificação 19/08/2025 17h38
Diretores dos campi Maricá, Cabo Frio e Itaboraí estiveram reunidos com a Pró-Reitoria de Ensino para planejamento de ações integradas.
Reunião de gestores em Itaboraí

A reunião teve a participação de diretores dos campi e do pró-reitor de Ensino do IFF

Diretores gerais e de Ensino dos campi Maricá, Cabo Frio e Itaboraí, do Instituto Federal Fluminense (IFF), participaram nesta terça-feira, 19 de agosto, de uma primeira rodada de conversas para mapear, debater e alinhar novas ações em conjunto na região, entre elas a implantação do Campus Magé. A reunião teve como pauta também questões relacionadas ao Ensino e contou com a participação do pró-reitor da área, Paulo Vidal.

“Esse foi o primeiro encontro de um ciclo que estamos inaugurando no nosso núcleo, em que o objetivo principal é pensarmos juntos em soluções que possam ser partilhadas, até mesmo para a otimização de recursos”, destacou o diretor-geral do IFF Maricá, Mendel Aleluia.

Ainda de acordo com o diretor, entre os pontos discutidos entre nesta terça-feira, a ênfase maior foi nas possibilidades de oferta de novos cursos na região, conforme a realidade e vocações de cada campus e dos municípios atendidos.

Novo campus em Magé

O encontro entre os gestores foi estrategicamente marcado para ocorrer no Campus Itaboraí, o mais novo dos 12 campi do IFF, e abre um canal maior de diálogo no processo de implantação do 13º campus do Instituto, que está em fase de construção em Magé, também na Região Metropolitana do Rio e próximo a Itaboraí.

“O encontro com as direções dos campi do Núcleo 4 foi fundamental para pensarmos a complementaridade da oferta, o entendimento do território e a preparação para as audiências públicas, passos essenciais para a implantação de um novo campus com qualidade e relevância social”, ressaltou o pró-reitor de Ensino do IFF, Paulo Vidal.

O ciclo de conversas entre as gestões dos três campi segue ao longo deste ano, e a previsão é que o próximo encontro seja voltado para questões relacionadas às direções de Administração.

Além do diretor-geral do IFF Maricá e do pró-reitor de Ensino, também participaram da reunião desta terça-feira o diretor de Ensino do IFF Maricá, Luis Felipe Umbelino, os diretores-gerais Thales Bittencourt (IFF Cabo Frio) e Wanderson Amaral (IFF Itaboraí) e os diretores de Ensino Matheus Del Corso (IFF Cabo Frio) e Geraldo Furtado Neto (IFF Itaboraí).