CAMPUS MARICÁ

Arte e Cultura

Grupo de alunos do IFF Maricá se apresenta em Mostra Estudantil do Festival Internacional de Teatro de Niterói

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 18/09/2024 19h52, última modificação 18/09/2024 20h50
Estudantes apresentaram a peça 'O sangue de Maria', adaptação de um conto presente no livro Olhos D’água, de Conceição Evaristo.
Grupo de teatro do IFF Maricá

Foto de divulgação/ Bruno Marçal

Dia de estreia — e de muitos aplausos  para um grupo de nove alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. Nesta quarta-feira, 18 de setembro, eles subiram ao palco da grandiosa Sala Nelson Pereira dos Santos, com capacidade para um público superior a 450 pessoas, para se apresentarem na Mostra Estudantil do Niterói em Cena, o Festival Internacional de Teatro de Niterói.

cena “O sangue de Maria”, apresentada pelos estudantes, é uma adaptação de um conto presente no livro Olhos D’água, de Conceição Evaristo, e faz uma reflexão da intersecção entre gênero, raça e classe social, a partir do ponto de vista de trabalhadores que, após uma jornada intensa e cansativa, são surpreendidos com um assalto no ônibus.

O trabalho foi desenvolvido dentro do projeto de Cultura do campus “Literatura em Cena”, coordenado pela professora Isabela Bastos, e teve direção artística do servidor técnico-administrativo em Educação do IFF Maricá Gabriel Gonçalves. Essa foi a primeira vez que o grupo de alunos participou de uma apresentação teatral fora do campus. Eles já haviam atuado em eventos no campus, em 2023, também em cenas adaptadas da obra de Conceição Evaristo.

“Foi uma experiência bem desafiadora e única, especialmente por ser nossa primeira peça apresentada para um público tão grande e em um lugar tão diferente do Instituto. Assim que saímos, o público nos recebeu muito bem, com muitos elogios. A experiência de ver outros grupos se apresentando também foi extraordinária, até para adquirirmos mais experiência e perder o medo de nos apresentarmos para tanta gente”, contou a estudante Beatriz da Silva Cunha, que é bolsista do projeto.

Mostra teve 80 apresentações selecionadas

A próxima apresentação confirmada será na Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Sepec) do IFF Maricá, em novembro. Por enquanto, o grupo aguarda ansioso o resultado da premiação do Festival de Niterói.

“Os alunos se dedicaram muito. Apesar de terem sido apenas três semanas de ensaio, eles se envolveram muito com a apresentação. Ao todo, a Mostra Estudantil teve 80 cenas selecionadas, e quatro delas serão premiadas”, explicou a coordenadora do projeto, Isabela Bastos.

Segundo Gabriel Gonçalves, diretor da peça, apesar do enorme desafio, o esforço do grupo foi recompensador.

"Foi um processo desafiador adaptar uma obra da Conceição Evaristo, ainda mais que tínhamos pouquíssimo tempo. Mesmo que os alunos não tivessem experiência teatral, o empenho deles ao longo das três semanas de ensaio prevaleceu e o resultado foi excelente. O sentimento é de orgulho de cada um deles”, ressaltou.

O elenco da peça nesta quarta-feira contou com os estudantes Ana Beatriz Ramos da Silva, Beatriz Silva da Cunha, Davi Pereira de Mattos dos Anjos, Fellipe dos Anjos Coelho, Daniel Costa Rouças, Gabriel de Souza Figueiredo, Larissa Eduarda Cardoso Silva Braga, Maria Eduarda dos Santos Martins e Maria Fernanda Cabral Feitosa.

O Niterói em Cena está em sua 17ª edição e conta com uma extensa programação, toda gratuita, acontecendo até 29 de setembro, em quatro equipamentos culturais da cidade: Sala Nelson Pereira dos Santos, Theatro Municipal de Niterói, Teatro Popular Oscar Niemeyer e Biblioteca Parque de Niterói, além da praça João Saldanha em Santa Barbara. Mais informações podem ser obtidas pelo site https://www.niteroiemcena.com.br/