CAMPUS MARICÁ

Notícias

Reforço Escolar

Homenagem a alunos marca formatura da primeira turma do Programa Partiu IF no Campus Maricá

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Maricá publicado 11/12/2025 13h27, última modificação 11/12/2025 14h06
Evento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 11/12, com entrega dos certificados e premiação aos alunos que mais se destacaram nas atividades.
Partiu IF no Campus Maricá

A formatura aconteceu no auditório do campus.

Vinte e oito estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental concluíram nesta quinta-feira, 11 de dezembro, um importante passo em meio ao sonho de estudar no Instituto Federal Fluminense (IFF). Alunos do Programa Partiu IF, do Ministério da Educação, no IFF Maricá, eles receberam o certificado de formação em cerimônia realizada no auditório do campus, após sete meses e meio de atividades de reforço escolar e de apoio psicopedagógico, voltadas à preparação para as seleções de ingresso em cursos técnicos da Rede Federal.

"Meu sentimento hoje é de muita gratidão por ter feito parte desse projeto. Acredito que o Instituto Federal traz muitas oportunidades e faz com que a gente consiga tirar o máximo dos estudos", contou o aluno Guilherme Moreira, que foi premiado com o certificado de mérito pelo desempenho acadêmico e, agora, está na expectativa pelo resultado final do Processo Seletivo 2026 para ingresso nos Cursos Integrados do campus.

O Partiu IF foi lançado este ano e iniciou suas primeiras turmas em abril, em todos os campi do IFF. Foram ofertadas aulas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências para estudantes selecionados por meio de sorteio público, considerando critérios socioeconômicos definidos pelo Ministério da Educação. Coordenador do programa no IFF Maricá, Gabriel Gonçalves destacou a importância de trabalhos de formação como esse no Instituto.

"O Partiu IF chegou com essa nova proposta de permitir a estudantes do Ensino Fundamental a chance de vivenciar o Instituto Federal e sentirem o gosto de serem alunos antes mesmo do ingresso em nossos cursos técnicos, ao mesmo tempo em que estão participando de aulas de reforço para recuperar possíveis déficits na formação escolar. Tenho certeza que eles terminam, hoje, esse curso levando uma bagagem que será muito bem aproveitada daqui para frente", ressaltou o coordenador.

Na cerimônia de formatura, todos os estudantes receberam o certificado de conclusão e houve ainda a entrega de três certificados de mérito, sendo um por assiduidade para Maria Vitória de Andrade, outro por participação nas atividades para Bernardo Soares, e o terceiro por desempenho acadêmico para Guilherme Moreira.

Expectativa de 26 mil vagas em todo o país em 2026

A solenidade contou com a presença do diretor-geral do IFF Maricá, Mendel Aleluia; do diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Luis Felipe Umbelino; da diretora do Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, Dalila Bauer; além dos professores e profissionais que integram a equipe de atuação do Partiu IF e familiares dos estudantes.

Ainda não há previsão de abertura de inscrições para a segunda turma do projeto no campus. Mas, no início deste mês, o Ministério da Educação divulgou que, em 2026, serão ofertadas 26 mil vagas espalhadas 650 turmas em todo o país, com a participação de 37 institutos federais, além do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Colégio Pedro II. O investimento previsto é de R$ 115 milhões durante o ano, montante que inclui a manutenção da oferta de bolsa de R$ 200 por mês para cada aluno, durante oito meses. As aulas devem começar em abril de 2026.