Notícias
Capacitação
IFF e Prefeitura de Maricá realizam aula inaugural de curso à distância de formação em Libras
Aula inaugural do curso de Libras aconteceu no auditório do IFF Maricá
Foi realizada nesta segunda-feira, dia 10 de janeiro, a aula inaugural do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais, realizado em parceria entre o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, a Prefeitura de Maricá e a ONG Con-tato. A solenidade aconteceu no auditório do campus e foi restrita a convidados, obedecendo os Protocolos de Biossegurança do Instituto.
“O curso de Libras assegura às pessoas com deficiência auditiva direitos básicos, como educação, saúde, trabalho e lazer. Com essa capacitação, novos profissionais estarão qualificados para promover a acessibilidade comunicacional e ampliar o conhecimento sobre a língua. Incluir é olhar as diferenças de maneira que as barreiras possam ser ajustadas, para que a equidade se torne uma constante na nossa sociedade”, ressaltou a secretária de Políticas Inclusivas, Sheila Pinto, em mensagem enviada aos participantes.
O curso será realizado integralmente à distância, pela internet, com aulas uma vez por semana, pela plataforma Zoom Meetings. A capacitação segue até o mês de setembro, totalizando a carga horária de 160 horas, com certificados de conclusão emitidos pelo IFF. Serão capacitados 200 alunos nessa primeira turma do capacitação, que tem nível básico/ intermediário e busca oportunizar capacitação a familiares de pessoas surdas, servidores públicos e a população em geral, fomentando também a inclusão social.
Coordenador da formação em Libras no Campus Avançado Maricá, Célio Nogueira a importância da formação para a comunidade surda se sentir inserida na sociedade, encontrando em Maricá mais pessoas que saibam o seu idioma.
"Até o momento, é o único município que proporcionou esse curso gratuito para toda comunidade poder aprender o idioma, e a reação foi impressionante. Em apenas 14 horas de aberta as inscrições as 200 vagas foram preenchidas. O IFF se sente honrado por fazer parte do processo", destacou o coordenador.
A aula inaugural contou ainda com o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFF Maricá, Mendel Aleluia, que afirmou ser um dos princípios do Instituto apoiar iniciativas inclusivas e oferecer suporte no desenvolvimento de ações educativas nos municípios onde está presente.
As aulas à distância terão início no próximo dia 24. Os alunos com dificuldades de acesso à internet ou a equipamentos necessários para acompanhar a formação poderão utilizar gratuitamente a sala de informática do Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI), na Rua Boaz Velasco, quadra 27, lote 01, Centro de Maricá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.