Notícias
Diálogo
IFF e UniCarnaval têm reunião no Ministério da Cultura para tratar sobre oferta de cursos técnicos, em Maricá, voltados à Indústria do Carnaval
Reunião aconteceu na sede do Ministério da Cultura no Rio
Uma reunião no Palácio Gustavo Capanema, sede do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro, marcou nesta segunda-feira, 12 de janeiro, um passo importante na construção da parceria entre o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Universidade Livre do Carnaval de Maricá (UniCarnaval).
O objetivo do encontro foi aprofundar o diálogo e negociações para a oferta conjunta, entre as duas instituições, de cursos técnicos voltados à preparação de mão de obra qualificada para a Indústria do Carnaval, em Maricá.
Participaram da reunião o reitor do IFF, Victor Saraiva; o secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, Sady Bianchin; o reitor da UniCarnaval, Milton Cunha; o gerente de projetos do Ministério da Cultura, Fabrício Antenor Pereira; o diretor-geral do IFF Maricá, Mendel Aleluia; e a coordenadora pedagógica da UniCarnaval, Taisa Torelli.
As conversas sobre a oferta de cursos entre o Instituto e a UniCarnaval tiveram início em setembro de 2025, em reunião no IFF Maricá, quando foi feita a apresentação inicial da proposta pela gestão da universidade.
O reitor do IFF, Victor Saraiva, destacou que proporcionar formação profissional de qualidade voltada à cadeia produtiva de arte e cultura, uma das que mais empregam no Brasil, é fundamental para o avanço do setor.
“São parcerias que entendem o quanto a qualificação e valorização profissional podem mudar a sociedade e, assim como a gente já faz no Instituto em tantas outras áreas, podem transformar a vida dessas pessoas por meio da educação”, afirmou após a reunião desta segunda-feira.
UniCarnaval tem planos de formação técnica e superior
O secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, Sady Bianchin, ressaltou ainda que “estabelecer uma parceria entre a cultura das Artes Carnavalescas e um instituto educacional é implementar políticas estruturantes e duradouras na economia criativa, criando oportunidades de geração de renda, por meio da capacitação profissional no campo dos saberes culturais do carnaval”.
A UniCarnaval iniciou seu funcionamento em janeiro de 2025, com a proposta de transformar a potência criativa do carnaval em motor de desenvolvimento, inovação, empreendedorismo e geração de emprego. Em dezembro passado foram entregues os certificados de conclusão de curso de capacitação das 13 primeiras turmas formadas pela Instituição. A previsão da universidade é oferecer, ainda em 2026, seus primeiros cursos em parceria com o IFF, o que vai possibilitar a diplomação técnica, e iniciar a estruturação dos seus primeiros cursos de graduação, para lançamento em 2027.