CAMPUS MARICÁ

Processo Seletivo

IFF Maricá abre 200 vagas em cursos técnicos gratuitos para quem já terminou o Ensino Médio

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 05/04/2024 20h04, última modificação 05/04/2024 20h36
As inscrições são gratuitas, com seleção por meio de sorteio eletrônico e preenchimento de vagas nas áreas de Edificações, Guia de Turismo, Informática para Internet, Logística e Meio Ambiente.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá está com inscrições abertas, até 1º de maio de 2024, para 200 vagas no Processo Seletivo de Ingresso em Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio ofertados por meio do Programa Formatec: Maricá+Técnico, que é um convênio entre o IFF e a Prefeitura, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). A seleção é para as turmas do 2º Semestre de 2024.

As inscrições são gratuitas, ou seja, não é cobrada qualquer taxa dos candidatos. Os interessados devem acessar o Portal de Inscrições do IFF (inscricoes.iff.edu.br). Será disponibilizado um computador no IFF Maricá (Rodovia Vereador Oldemar Guedes Figueiredo, Km 12, Ubatiba) para a inscrição online, de segunda a sexta-feira, das 14h às 21h, excluídos dias de recessos e feriados.

Acesse AQUI a Página de Acompanhamento do Processo Seletivo e o Edital

Os candidatos aos Cursos Técnicos Subsequentes precisam ter concluído o Ensino Médio (antigo 2º grau) ou Curso Técnico Integrado de Nível Médio, em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou, que tenham certificado de conclusão do ensino médio com base nos resultados obtidos no ENEM ou no ENCCEJA.

As 200 vagas estão distribuídas pelas seguintes áreas:

Edificações: 40 Vagas;
Guia de Turismo: 40 Vagas;
Informática para Internet: 40 Vagas;
Logística: 40 Vagas;
Meio Ambiente: 40 Vagas.

Não haverá provas para ingresso nos Cursos Subsequentes. A seleção será realizada por meio de sorteio público, no dia 3 de maio de 2024, com transmissão pelo canal oficial do IFF Maricá no Youtube, no link youtube.com/IFFMarica. O sorteio será gravado e disponibilizado no Portal de Seleções do IFF (selecoes.iff.edu.br), e o resultado oficial está previso para 6 de maio.

As aulas acontecerão no Campus Avançado Maricá, do IFF, situado no bairro de Ubatiba, no turno da noite, com duração de um ano e meio. Os matriculados nos Cursos Técnicos ofertados por meio do Programa Formatec: Maricá+Técnico são alunos do Instituto Federal Fluminense, assim como os atuais estudantes dos Cursos Técnicos Integrados, Concomitantes e Subsequentes do campus, e receberão a certificação do IFF correspondente à formação técnica, após a conclusão de todas as etapas formativas.

O Programa Formatec: Maricá+Técnico foi lançado oficialmente em maio de 2023, a partir de um convênio com a Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), voltado à qualificação de trabalhadores e de estudantes do Ensino Médio nas áreas de Edificações, Guia de Turismo, Informática para a Internet, Logística e Meio Ambiente.

Antes de efetuar a inscrição, é fundamental que o candidato leia atentamente, na íntegra, o edital EDITAL DGCAM/IFFLU N° 1, DE 3 DE ABRIL DE 2024O acesso é pelo Portal de Seleções do IFF, disponível AQUI