CAMPUS MARICÁ

IFF Maricá abre inscrição de ouvintes e submissão de trabalhos para sua 2ª Semana da Pós-Graduação

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 13/09/2022 15h07, última modificação 13/09/2022 15h07
Evento acontecerá de forma híbrida, de 27 a 30 de setembro, com participação aberta a estudantes da pós-graduação de diferentes campi do IFF, além de egressos e alunos do ensino técnico de Maricá.
Semana da Pós-Graduação do IFF Maricá

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá promoverá, de 27 a 30 de setembro, a segunda edição de sua Semana da Pós-Graduação. Com a proposta de ampliar diálogos, o evento deste ano acontecerá de forma híbrida, com atividades presenciais e online. A participação nas palestras e apresentações artístico-culturais, assim como a submissão de trabalhos, é aberta ao público interno e externo.

Segundo o organizador da Semana e coordenador da Pós-Graduação no IFF Maricá, Ronaldo Ferrito, a submissão dos trabalhos relacionados ao eixo de pesquisa Literatura, Memória Cultural e Sociedade poderá ser feita pelos alunos da pós-graduação do Campus Maricá, bem como de outros campi, assim como pelos egressos do curso e também pelos estudantes do Ensino Técnico Integrados do campus que estejam participando de projetos com linhas de pesquisa relacionadas ao tema.

"A ideia é ampliar o diálogo e, para isso, teremos a presença de professores e estudantes de outros campi, além dos egressos da nossa pós que hoje continuam produzindo dentro dessa mesma linha de pesquisa, fora do IFF. É fundamental mantermos esses vínculos, darmos visibilidade ao que tem sido produzido nessas diversas dimensões e ampliarmos as possibilidades de comunicação. Estamos tentando ainda a verticalização com o nível técnico, trazendo a possibilidade de os orientadores apresentarem junto com seus orientandos de Ensino Médio as pesquisas que vêm desenvolvendo dentro dos eixos temáticos relacionados", explica o Ronaldo Ferrito.

A abertura do evento será no dia 27 de setembro, com uma palestra no auditório do campus, seguida de apresentações culturais com artistas de Maricá. O encerramento também será presencial, no dia 30, com uma mesa-redonda com a participação do professor da pós-graduação do IFF Campos Centro Thiago Eugênio Loredo Betta e de alunos egressos do curso. As atividades programadas para os dias 28 e 29 — que serão as apresentações de trabalhos e também apresentações artístico-culturais de artistas maricaenses —acontecerão de forma remota, com transmissão pela internet.

"Nós queremos com essa Semana da Pós-Graduação integrar várias pontas: a produção artístico-cultural local de Maricá, a produção intercampi da pós e o trabalho de pesquisa de nossos alunos do Ensino Médio, com o objetivo de buscar conexões, estreitar laços e dar maior visibilidade a produções sobre Literatura, Memória Cultural e Sociedade", ressalta o coordenador.

Como participar

As inscrições de ouvintes e a submissão dos trabalhos já estão abertas e podem ser feitas pelo site https://eventos.iff.edu.br/segundasemanadaposgraduacaomarica. A programação completa e o passo a passo para fazer a inscrição e o envio dos trabalhos estão disponíveis no mesmo site. O prazo para se inscrever como ouvinte vai até 27 de setembro, quanto os trabalhos poderão ser submetidos até o dia 25. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a comissão organizadora pelo e-mail coord.pos.marica@iff.edu.br.