CAMPUS MARICÁ

Oportunidade

IFF Maricá abre inscrições para vagas remanescentes em cursos técnicos gratuitos pelo Programa Formatec

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 06/02/2024 07h05, última modificação 06/02/2024 07h18
Inscrições para Cursos Técnicos nas modalidades Concomitante e Subsequente são gratuitas e ficarão abertas até 14 de fevereiro.
Processo Seletivo do Formatec

Os candidatos precisam estar cursando ou já terem concluído o Ensino Médio

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá está com inscrições abertas para o Processo Seletivo para Vagas Remanescentes em seus Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes ofertados por meio do Formatec: Maricá+Técnico, programa lançado a partir de um convênio entre o IFF e a Prefeitura, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). São 110 vagas para as turmas deste 1º Semestre de 2024.

As inscrições são gratuitas e ficarão abertas até 14 de fevereiro de 2024, pelo Portal de Inscrições do IFF, que pode ser acessado pelo endereço eletrônico inscricoes.iff.edu.br. Será disponibilizado um computador no IFF Maricá (Rodovia Vereador Oldemar Guedes Figueiredo, Km 12, Ubatiba) para a inscrição online, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, excluídos dias de recessos e feriados.

O preenchimento dessas vagas remanescentes ocorrerá conforme a finalização das chamadas dos candidatos classificados e que aguardam na lista de espera do Processo Seletivo do Formatec, que teve início no fim de 2023 e, atualmente, está em fase de convocação dos reclassificados.

Não haverá provas para ingresso. A seleção será por meio de sorteio público. As 110 vagas ofertadas neste edital são distribuídas entre Cursos Técnicos nas modalidades Concomitante — em que o estudante cursa o Ensino Médio em outra instituição de forma simultânea ao Ensino Técnico no IFF — e Subsequente, que é voltada a quem já concluiu o Ensino Médio e busca qualificação para uma melhor inserção no mercado de trabalho.

Há formação para as seguintes áreas:

• Técnico em Edificações - Concomitante - 05 Vagas
  • Técnico em Edificações - Subsequente - 05 Vagas
  • Técnico em Guia de Turismo - Concomitante - 30 Vagas
  • Técnico em Guia de Turismo - Subsequente - 05 Vagas
  • Técnico em Informática para Internet - Concomitante - 10 Vagas
  • Técnico em Informática para Internet - Subsequente - 10 Vagas
  • Técnico em Logística - Concomitante - 20 Vagas
  • Técnico em Logística - Subsequente - 10 Vagas
  • Técnico em Meio Ambiente - Concomitante - 10 Vagas
  • Técnico em Meio Ambiente - Subsequente - 05 Vagas

As aulas acontecerão no Campus Avançado Maricá, do IFF, situado no bairro de Ubatiba, nos turnos da tarde (Cursos Concomitantes) e noite (Cursos Subsequentes), com duração de um ano e meio. Os requisitos são os seguintes:

• Concomitante ao Ensino Médio - Turmas voltadas a estudantes que estejam comprovadamente cursando, no ato da matrícula, o Ensino Médio em escola pública ou privada;
  • Subsequente ao Ensino Médio - Turmas voltadas a quem já terminou o Ensino Médio. Será obrigatória, na matrícula, a apresentação de declaração ou certificado de conclusão.

Antes de efetuar a inscrição, é fundamental que o candidato leia atentamente, na íntegra, o edital DEPECAM/DGCAM/IFFLU N° 01, de 5 de fevereiro de 2024. O acesso é pelo Portal de Seleções do IFF, disponível AQUI.