CAMPUS MARICÁ

Vem pro IFF

IFF Maricá abre vagas para Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações e Meio Ambiente

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 31/08/2022 15h35, última modificação 01/09/2022 12h16
Inscrições para o Processo Seletivo 2023 do IFF poderão ser feitas de 1° de setembro a 17 de outubro no site inscricoes.iff.edu.br e presencialmente no campus.
Processo Seletivo para cursos técnicos no IFF Maricá

De 1° de setembro a 17 de outubro, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2023 do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. As vagas são para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações e em Meio Ambiente, que têm duração de três anos e aulas em período integral (manhã e tarde).

Para se candidatar, é preciso ter concluído ou estar terminando o Ensino Fundamental. O edital com todos os detalhes do Processo Seletivo já está disponível para consulta e pode ser acessado AQUI.

O que são Cursos Técnicos Integrados? Nessa modalidade, os estudantes cursam o Ensino Médio no IFF junto com as disciplinas técnicas e saem com o certificado de técnicos ao fim da formação. Esse certificado também vale como comprovação de conclusão do Ensino Médio, podendo ser usado por quem for prestar Vestibular ou concursos públicos, por exemplo.

Os candidatos poderão fazer a inscrição de 1° de setembro a 17 de outubro de 2022, pelo Portal de Inscrições do IFF, no endereço www.inscricoes.iff.edu.brUma novidade é que o Portal de Inscrições foi reformulado para facilitar o acesso dos candidatos e está integrado com o Portal gov.br. A partir de agora, para entrar no Portal de Inscrições e se inscrever em um processo seletivo, o usuário tem que fazer login único utilizando o CPF e senha cadastrados no Portal gov.br

O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00A confirmação da inscrição do candidato será realizada mediante o pagamento de taxa, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer agência do Banco do Brasil, até o dia 21 de outubro e durante o horário de expediente bancário. A GRU deverá ser emitida no ato da inscrição.

Isenção da taxa - De 1° a 23 de setembro, será possível fazer a solicitação de isenção da taxa, durante o procedimento de inscrição pelo Portal de Inscrições do IFF, observando as recomendações apresentadas no edital. Para pedir a isenção, é necessário cumprir os requisitos da legislação vigente, como estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.

Seleção terá provas presenciais

Este ano, o processo seletivo volta a ser realizado por meio de aplicação de provas presenciais, que estão marcadas para o dia 4 de dezembro, das 9h30 às 12h30. Para os candidatos aos Cursos Técnicos Integrados, a prova terá 40 questões objetivas de múltipla escolha, sobre conteúdos dos anos finais do Ensino Fundamental, referentes às disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia.

A previsão é que o resultado final do Processo Seletivo 2023 seja divulgado em 22 de dezembro.

Dúvida? Fale conosco - É possível entrar em contato com a Comissão Local de Processo Seletivo pelo e-mail candidato.marica@iff.edu.br e com a Comissão Central pelo e-mail atendimentoaocandidato@iff.edu.br. O IFF também disponibilizou em seu portal a página de Atendimento ao Candidato, com os contatos de WhatsApp de cada campus para tirar dúvidas e/ou fornecer informações complementares. Além disso, estão relacionados na página os dias e horários de atendimento em cada unidade. Acesse AQUI.

Além do Campus Avançado Maricá, o IFF está com vagas abertas em cursos técnicos e superiores, no Processo Seletivo e Concurso Vestibular 2023 - 1° Semestre, para os campi Avançados Cambuci e São João da Barra e nos campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé, Quissamã e Santo Antônio de Pádua e na Unidade de Formação de Cordeiro.

Antes de fazer a inscrição, é fundamental ler atentamente o edital, que pode ser acessado no site selecoes.iff.edu.br e AQUI.

Também é possível conhecer um pouco mais sobre os cursos do IFF Maricá acessando as páginas: Edificações e Meio Ambiente.