CAMPUS MARICÁ

Vem pro IFF!

IFF Maricá dá início à 4ª edição de programa de visita guiada para alunos do Ensino Fundamental

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 07/09/2024 13h41, última modificação 07/09/2024 14h39
Visita ao IFF Maricá

Os visitantes percorrem os diversos espaços do IFF Maricá durante a visita

Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de toda a Rede Pública Municipal de Maricá estão tendo a oportunidade, nos últimos dias, de conhecer um pouco mais sobre os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações e Meio Ambiente, além do trabalho desenvolvido pelo Instituto Federal Fluminense na região, por meio de um programa de visitas guiadas promovido pela Comissão Local de Processo Seletivo do Campus Avançado Maricá.

Desde o dia 28 de agosto, o “IFF de Portas Abertas” já recebeu 872 estudantes, de dez escolas municipais de Maricá, para um tour pelo campus, seguido de um bate-papo sobre especificidades de cada curso e detalhes do Processo Seletivo 2025.1.

O programa de visitas está em sua quarta edição e deverá receber, no total, cerca de 1.500 estudantes ao longo deste ciclo, que termina na próxima sexta-feira, 13 de setembro. O objetivo da ação é motivar os estudantes em fase de conclusão do Ensino Fundamental a participarem da seleção para ingresso no Instituto.

Parceria com Secretaria Municipal de Educação

A ida das escolas municipais ao IFF Maricá é realizada em parceria com a Secretaria de Educação, que elabora o cronograma e fornece o transporte os visitantes. Segundo Stella Maia, diretora-geral da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra, da Barra de Maricá, conhecer o IFF foi uma experiência extremamente enriquecedora para seus alunos do 9º ano.

“Tivemos a oportunidade de conhecer os cursos inovadores e o compromisso do IFF com a excelência educacional. Essa visita reforça a importância de fortalecer laços entre as instituições, pois é por meio dessa troca de conhecimentos e experiências que conseguimos oferecer uma educação mais completa e inclusiva para nossos alunos. Acreditamos que essa parceria só tende a crescer, trazendo ainda mais benefícios para todos os envolvidos”, destacou a diretora.

Ao longo da visita, os estudantes passam pelas salas de aula, laboratórios, auditório, biblioteca, ginásio poliesportivo e áreas administrativas, entre outros espaços, podendo sanar dúvidas e interagir com estudantes e servidores do campus.

“A perspectiva com esse programa de visitas guiadas é a melhor possível, pois a cada ano é possível notar o aumento do interesse dos alunos, de seus pais e das escolas no Processo Seletivo do IFF. Isso também demonstra que a Instituição está se consolidando no município como sinônimo de educação pública, gratuita e de qualidade”, ressalta Gabriel Gonçalves, coordenador local da Comissão de Processo Seletivo do IFF.

Aluna do 9° ano da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra, Ana Vitória Soares, conta ter ficado encantada com a visita e ainda mais motivada nos estudos.

“Pra mim, foi uma experiência incrível visitar o IFF, pois sempre foi um sonho poder estudar lá. Me senti muito mais animada para continuar me esforçando para passar na prova. Eu pude perceber que os alunos do João Bezerra ficaram muito mais animados para se inscrever e fazer o Ensino Médio no IFF após a visita. Eu que sou aluna desde criança posso dizer, com toda a certeza do mundo, que a nossa escola vem nos preparando e ajudando muito para fazer essa prova tão importante. Ano que vem, espero poder estar estudando nessa instituição tão incrível”, disse a estudante.

IFF Maricá tem 120 vagas abertas

O Processo Seletivo 2025.1 do IFF tem 120 vagas abertas no Campus Avançado Maricá, para ingresso nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações e em Meio Ambiente.

Nessa modalidade, os estudantes cursam o Ensino Médio no IFF junto com as disciplinas profissionalizantes e saem com o certificado de técnicos ao fim da formação. Esse certificado também vale como comprovação de conclusão do Ensino Médio, podendo ser usado por quem for prestar Vestibular ou concursos públicos, por exemplo.

Para concorrer, é preciso estar concluindo ou já ter concluído o Ensino Fundamental.

Os interessados podem se inscrever até o dia 07 de outubro, pela internet, no endereço inscricoes.iff.edu.br, ou presencialmente, com suporte no campus.

A taxa de inscrição é de R$ 30,00 para o Processo Seletivo de Cursos Técnicos e poderá ser paga por PIX, Cartão de Crédito ou Guia de Recolhimento da União (GRU).

Candidatos que tenham inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e pertençam a família de baixa renda poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição até 13 de setembro, no ato da inscrição.

Para acompanhar todas as informações, acesse o Portal de Seleções do IFF.