CAMPUS MARICÁ

Notícias

Gestão

IFF Maricá dá início a processo de melhorias estruturais no campus a partir de novo modelo de contratação de serviços simplificado

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Maricá publicado 24/11/2025 10h48, última modificação 24/11/2025 11h18
Troca de antigas torneiras nos banheiros por modelos com sensor automático para reduzir desperdícios foi a primeira ação entre uma série de melhorias planejadas.

O feriado de 20 de novembro foi de bastante trabalho no Instituto Federal Fluminense (IFF) em Maricá. Aproveitando que não era um dia letivo, a gestão do campus recebeu uma equipe para efetuar a substituição das antigas torneiras dos banheiros por modelos mais modernos, com sensor automático. O objetivo é otimizar o consumo de água, reduzindo possíveis desperdícios e gerando impacto direto nas contas.

Diretor-geral do Campus Maricá, Mendel Aleluia explica que essa é a primeira de uma série de ações que estão sendo planejadas a partir de um novo modelo de contratação do governo federal. Com ele, é possível aos gestores maior agilidade para efetuar serviços de pequeno valor, que sejam indispensáveis para o funcionamento do Instituto.

"Apesar de estarmos num cenário orçamentário ainda longe do desejado, foi possível realizar, com recursos do campus, essa contratação de serviço de substituição de torneiras, tendo como objetivos a modernização e aumentar a eficiência do uso da água", acrescentou o diretor-geral.

De acordo com o diretor de Administração do IFF Maricá, Germano Godoy, outras ações já em planejamento para serem executadas, em breve, no campus são a adequação das salas e laboratórios para receberem aparelhos de TV e a instalação de cancelas eletrônicas para organizar o fluxo de veículos.

"Existem também projetos para ajustes pontuais em infiltrações dos telhados, reforma das poltronas do auditório, incremento de câmeras do sistema de vigilância, entre outros", destaca o diretor.

Ainda segundo Germano Godoy, a escolha pelas torneiras como primeira ação de melhoria estrutural se deu num cenário em que o IFF Maricá apresenta problemas na manutenção do abastecimento de água pela concessionária da região.

"É um humilde passo em um processo de economia de recursos, hídricos e financeiros, do campus", ressalta.

As contratações estão sendo viabilizadas por meio da nova plataforma de contratações do governo federal, a Contrata+Brasil, uma iniciativa para facilitar as contratações públicas e fortalecer a economia local. O objetivo do sistema é diminuir a burocracia e abrir novas oportunidades para pequenos fornecedores, como os microempreendedores individuais (MEI), que podem oferecer seus serviços diretamente ao governo, sem precisar lidar com editais extensos ou processos demorados.