CAMPUS MARICÁ

Aulas presenciais

IFF Maricá dá início à retomada gradual e segura de suas atividades pedagógicas presenciais

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 14/02/2022 20h25, última modificação 15/02/2022 10h44
Atividades acontecem no turno da tarde, por enquanto com um encontro presencial na semana para cada turma do ensino técnico, em conformidade com os critérios estabelecidos no plano de retorno.
atividades presenciais no IFF Marica.JPG

Os espaços de ensino do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá voltaram a ser ocupados, nesta segunda-feira, 14 de fevereiro, por quem tanto fazia falta. Ainda de forma gradual e seguindo uma série de protocolos de segurança, estudantes e professores começaram a retomar suas Atividades Pedagógicas Presenciais (APP), para a finalização do ano letivo de 2021, seguindo as diretrizes estabelecidas na Fase 2 do plano de retorno seguro do campus.

A volta à presencialidade é escalonada, por enquanto com uma turma agendada por dia. Nesta segunda-feira, foi a vez dos alunos do 1º ano do Curso Técnico em Edificações. Para eles, a retomada na verdade teve ares de início. Desde o ingresso no Instituto, em 2021, eles cursavam as disciplinas por meio de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) e se conheciam, assim como seus professores, apenas por meio de telas de computador e smartphones.

"Cheguei bastante ansiosa, pois nunca tinha vindo ao campus e não conhecia os professores e outros alunos pessoalmente. Estava em aulas remotas desde 2020, quando ainda cursava o Ensino Fundamental numa escola da prefeitura. É muito bom poder estar aqui hoje, no Instituto Federal", contou a estudante Jessica Leal, de 15 anos, logo após sua primeira aula prática da disciplina de Materiais de Construção.

Medidas de segurança

Para receber os estudantes de forma segura, o auditório do campus virou sala de aula e laboratório. Medidas como uso de máscaras obrigatório durante todo o tempo, álcool em gel à disposição de todos e distanciamento das cadeiras, entre outras estabelecidas no Protocolo de Biossegurança do IFF, foram seguidas à risca. A previsão é que nas próximas semanas, caso se mantenha uma tendência de melhora nos índices pandêmicos no município, o campus possa avançar para a Fase 3 do Plano de retorno, ampliando o número de aulas presenciais.

"Estamos retornando, neste primeiro momento, dentro do limite possível, ainda num contingente pequeno devido aos protocolos de biossegurança e também a questões estruturais. Tê-los aqui de volta conosco é um novo desafio, assim como foi iniciar as atividades não presenciais lá atrás. Estou particularmente emocionado por voltar a ter esse contato presencial de novo com nossos estudantes, mesmo que ainda não seja tanto quanto gostaríamos. Tenho certeza que, ao longo dessas próximas semanas, vamos encaminhar o melhor retorno e, assim que possível, com a totalidade da presencialidade", ressaltou o diretor de Ensino do IFF Maricá, Mendel Aleluia, durante as boas-vindas aos alunos.

Coordenadora do Curso Técnico em Edificações, a professora Keila Araújo se emocionou com o retorno e destacou a importância desse início de retomada da presencialidade.

"É um momento de muita alegria, e a gente acaba se emocionando. Ainda não estamos da maneira que gostaríamos, a gente ainda não pode se abraçar, mas só de a gente poder se olhar e ir se reconhecendo, isso já nos deixa muito felizes. Então, muito obrigada pela presença de vocês e paciência ao longo desse tempo. Que estejamos sempre, ao longo dessa caminhada, firmes", destacou a coordenadora aos estudantes.

Comprovante de vacinação

As atividades presenciais estão acontecendo no turno da tarde, das 13h às 17h. Cada uma das turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio tem, por enquanto, um encontro presencial na semana, em conformidade com os critérios estabelecidos no plano de retorno gradual e seguro e obedecendo o limite estabelecido para a Fase 2 pelo Protocolo de Biossegurança do IFF, que é de 20% do total de alunos do campus frequentando atividades presenciais de forma simultânea. Além disso, para o acesso ao IFF Maricá, é obrigatória a apresentação prévia pelos estudantes do comprovante de vacinação.

Lembrando que mesmo os estudantes que participam de Atividades Pedagógicas Presenciais (APP) continuam frequentando as demais disciplinas por meio de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP). É possível acessar informações sobre as APP na página de acompanhamento, AQUI.

O Ano Letivo 2022, com o ingresso dos alunos aprovados no Processo Seletivo - 1º Semestre de 2022 do IFF Maricá, está previsto para começar em abril.