CAMPUS MARICÁ

Ano Letivo de 2024

IFF Maricá dá início às aulas de seus novos Cursos Concomitantes e Subsequentes

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 05/02/2024 19h09, última modificação 05/02/2024 19h30
As novas modalidades estão sendo ofertadas a partir de um convênio entre o IFF e a Prefeitura de Maricá, para capacitação técnica nas áreas de Edificações, Guia de Turismo, Informática para Internet, Logística e Meio Ambiente.
Aula inaugural do Formatec no IFF Maricá

A aula inaugural do Formatec teve a participação do reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá deu início às aulas para duas novas modalidades de formação técnica nesta segunda-feira, 5 de fevereiro. O campus, que até 2023 contava apenas com Cursos Integrados ao Ensino Médio, recebe agora suas dez primeiras turmas nas modalidades Concomitante e Subsequente, que terão aulas nos turnos da tarde e noite, respectivamente.

As novas modalidades estão sendo ofertadas a partir do Programa Formatec: Maricá+Técnico, um convênio entre o IFF e a Prefeitura de Maricá, para capacitação técnica nas áreas de Edificações, Guia de Turismo, Informática para Internet, Logística e Meio Ambiente. Neste 1º semestre de 2024, foram abertas 400 vagas, com preenchimento por sorteio público.

Os novos alunos foram recebidos, nesta segunda-feira, numa atividade de boas-vindas, que contou com a participação do reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, do diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum Bittencourt, do diretor de Ensino, Mendel Aleluia, e da coordenadora-geral do Formatec, Elizabethe França, além de coordenadores de curso e professores.

"Essa possibilidade agora concretizada de expansão do campus é um marco, para nós, no sentido de atendimento de um público que a gente até então não conseguia alcançar. Nos traz também uma enorme realização, considerando esses nossos quase dez anos de muita luta para consolidar o Instituto em Maricá. Com esse crescimento na oferta de cursos e no número de alunos matriculados teremos ainda a oportunidade de uma futura mudança na nossa tipologia, deixando de ser um campus avançado para, de fato, nos tornarmos um campus pleno", ressaltou o diretor-geral Emerson Brum Bittencourt.

Giovane Spíndola, de 20 anos, foi um dos calouros que chegaram nesta segunda-feira ao IFF Maricá. Aluno do Curso Técnico Subsequente em Informática para a Internet, o rapaz optou pela formação técnica com o objetivo de aumentar suas chances no mercado de trabalho.

"Eu trabalhava em uma empresa fazendo serviços gerais, mas atualmente estou sem emprego. Quando soube dessa oportunidade de estudar no IFF logo me interessei, pois acredito que poderá agregar muito valor ao meu currículo. É uma boa ser técnico em Informática, hoje em dia se faz quase tudo pelo computador. Então, estou bastante empolgado", contou o estudante.

Novas oportunidades de qualificação

Inaugurado em 2015, o Campus Avançado Maricá oferta desde então turmas em Cursos Técnicos Integrados, que são aqueles em que o estudante faz o Ensino Médio junto com a formação técnica no próprio Instituto. Nas modalidades Concomitante e Subsequente, que já são ofertada em diversos outros campi, os alunos cursam somente as disciplinas técnicas no IFF, sendo a modalidade Concomitante voltada a quem está cursando o Ensino Médio em outra instituição e o Subsequente para quem já concluiu o Ensino Médio.

"Essas novos cursos simbolizam uma mistura muito significativa para nosso campus, que é a de inaugurar a oferta de modalidades de formação técnica tradicionais em nosso Instituto, mas que ainda não tínhamos em Maricá e que foram possibilitadas a partir de um convênio, muito arrojado e inovador, com o poder público municipal. A gente entende que, apesar dos desafios que estão postos, esse é um marco importante em nossa história como instituto federal e, principalmente, no cumprimento de nossa missão institucional de levar educação pública, gratuita e de qualidade para um público bastante diversificado", afirmou o diretor de Ensino.

Coordenadora geral do programa, a pedagoga Elizabethe França foi a responsável pelas boas-vindas aos calouros nesta segunda-feira e destacou a alegria do campus em concretizar mais uma etapa dentro desse processo de oferta de novos cursos.

"A gente esperou por esse dia durante muito tempo, e tudo vem sendo sendo planejado com muita atenção para que pudéssemos receber esses alunos da melhor forma possível. Nossas expectativas são as melhores e desejamos que eles tenham muito êxito em todos os cursos que estão sendo ofertados", disse Elizabethe França.

Guia do Aluno 2024 está disponível para acesso

Os Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes ofertados via Formatec terão duração de um ano e meio, concedendo certificações profissionais aos estudantes a cada ciclo de seis meses e o certificado de técnico na área cursada ao fim da formação.

A abertura do ano letivo de 2024 no IFF Maricá aconteceu nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, exclusivamente para os Cursos Concomitantes e Subsequentes. Os estudantes matriculados para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações e Meio Ambiente terão aulas a partir de 20 de março, conforme prévia do calendário letivo do campus para essa modalidade.

Mais informações para os novos estudantes estão disponíveis no Guia do Aluno 2024 do IFF Maricá, disponível AQUI.