CAMPUS MARICÁ

Notícias

MEC

IFF Maricá dá prosseguimento a aplicações de avaliação para alunos de Edificações na segunda-feira, 24/11

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Maricá publicado 21/11/2025 12h28, última modificação 21/11/2025 12h41
Estudantes que estão concluindo o curso nas modalidades Integrado, Concomitante e Subsequente devem realizar a prova conforme cronograma divulgado.
Avaliação no IFF Maricá

A avaliação acontece de forma presencial, no laboratório.

Na próxima segunda-feira, 24 de novembro de 2025, o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Maricá dará continuidade ao cronograma de aplicação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (Sinaept) para os estudantes do último ano/ módulo dos Cursos Técnicos em Edificações, modalidades Integrado, Concomitante e Subsequente.

Ainda faltam realizar o exame 48 estudantes, que foram divididos nos seguintes horários:

24/11 (segunda-feira), das 13h às 15h: Turma 3B Integrado (12 alunos, conforme listagem nominal disponível no mural do campus);

28/11 (sexta-feira), das 14h30 às 16h30: Turma M3 Concomitante (9 alunos);

03/12 (quarta-feira), das 13h às 15h: Turma 3A Integrado (12 alunos, conforme listagem nominal disponível no mural do campus);

05/12 (sexta-feira), das 18h30 às 20h30: Turma M3 Subsequente (15 alunos);

Aluna do 3º ano A do Curso Integrado, Ana Alice fez a prova no dia 14 de novembro e contou ter conseguido realizar as questões com bastante tranquilidade. 

“Achei a prova bastante condizente com todos os conteúdos que tivemos no IFF. Tudo que foi cobrado foi bem abordado em sala de aula. De forma geral, a prova foi mais teórica do que de cálculo, abordando principalmente conteúdos como ‘canteiro’, ‘orçamento’ e ‘planejamento’. Gostei da avaliação, foi bem confortável em relação à carga de conteúdo cobrada e gostei bastante do modelo da prova, com comandos bem diretos”, comentou a estudante.

Responsável pela aplicação da avaliação no campus, a professora do Curso de Edificações Carla Rosa destaca a importância de todos os alunos que estão concluindo o curso participarem da prova. 

“Penso que o projeto piloto da avaliação ETP feito, pelo INEP, pode gerar dados que permitirão uma análise do nosso ensino-aprendizagem. O nosso campus só tem a ganhar. Com esse resultado, nós vamos poder identificar e atuar nos nossos pontos fortes e fracos. Inclusive em um momento de reformulação do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Integrado em Edificações. Desejo que nossos alunos participem para termos um resultado mais próximo da nossa realidade”, afirmou Carla.

Exame é realizado no laboratório de Informática

O exame está sendo aplicado no Laboratório 1 de Informática do campus, e os estudantes devem ter cadastro ativo no GovBR (com a verificação em duas etapas desabilitada). A conta no GovBR é a mesma usada, por exemplo, nos processos seletivos do IFF e no Enem. Caso algum aluno ainda não tenha o cadastro, é possível acessar as orientações de criação de conta em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/identidade/conta-gov-br e em https://www.youtube.com/watch?v=qmqJqr3fN5w.

Na avaliação, os estudantes precisam responder, em até duas horas, 32 questões, sendo 26 referentes à área técnica e seis de conhecimentos gerais. 

O Sinaept integra a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (PNEPT) e marca a primeira avaliação do Inep composta, exclusivamente, por itens nato-digitais. A iniciativa é conduzida pela Diretoria de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (Daept), testando instrumentos, procedimentos e plataformas digitais que vão embasar o modelo nacional de avaliação da educação profissional e tecnológica (EPT).

Os resultados serão enviados diretamente para cada uma das escolas participantes, e nenhum resultado individual do participante será divulgado a terceiros ou tornado público pelo Ministério da Educação.