CAMPUS MARICÁ

Notícias

Sustentabilidade

IFF Maricá e cooperativa de catadores de recicláveis debatem parceria para ampliar a gestão eficiente de resíduos no campus

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Maricá publicado 05/02/2025 18h04, última modificação 05/02/2025 18h16
Reunião aconteceu na sede da cooperativa, que funciona em Maricá e faz parte do Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável.
Cooperativa de catadores e parceria com o IFF Maricá

O diretor-geral do IFF Maricá com as gestoras da cooperativa, Norma Ferreira, Ana Araújo e Edimar Gonçalves.

A busca por soluções para melhorar e ampliar a gestão eficiente de resíduos sólidos no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Maricá foi tema de uma reunião na tarde desta quarta-feira, 5 de fevereiro, entre o diretor-geral do campus, Mendel Aleluia, e as gestoras da Cooperativa Soluções, Norma Ferreira, Ana Araújo e Edimar Gonçalves.

A cooperativa fica localizada em Maricá e faz parte do Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável.

O diretor do IFF Maricá conheceu o espaço onde é realizado o trabalho dos catadores associados à cooperativa e conversou com as gestoras sobre uma possível parceria com o IFF. A ideia é buscar formas de minimizar os impactos ambientais causados por resíduos produzidos no dia a dia do campus.

“Foi uma conversa bastante rica, em que foi possível entender o funcionamento da cooperativa e sua importância tanto para uma possível melhoria na gestão dos resíduos produzidos no campus, como na economia local”, destacou o diretor-geral.

Atualmente, o IFF Maricá tem em andamento um projeto de pesquisa voltado para a gestão de parte dos resíduos produzidos no campus, como papéis. O SustentaLab é coordenado pelo professor Andre Coelho e recebe fomento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), por meio do Programa Jovens Talentos. A iniciativa tem o objetivo de auxiliar no desenvolvimento sustentável do campus, fazendo análises e mapeamentos, para, a partir dos dados coletados, realizar capacitações voltadas à comunidade interna.