Notícias
Povos Indígenas
IFF Maricá inscreve, até 30/07, para a oficina ‘Arte Indígena: cores da terra e grafismos’
Arte de Luiza Fajardo/ IFF Maricá
Em celebração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Maricá receberá a professora Carolina Potiguara, de ascendência Potiguara, do litoral paraibano, para ministrar a oficina “Arte Indígena: cores da terra e grafismos”, no dia 7 de agosto, das 10h às 11h30.
O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus, com apoio do Centro de Memória. Segundo a coordenadora do Neabi, a pedagoga do IFF Maricá Catarina Efraim, o objetivo é proporcionar a interação dos alunos e outros componentes da comunidade escolar com uma das manifestações importantes da cultura indígena, que é a pintura corporal.
A professora Carolina Potiguara é graduada em História, mestre em Linguística e vive, atualmente, em Niterói (RJ).
As inscrições podem ser feitas, até 30 de julho, pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeBHJ52PI2Qs2UPKRVlz10gvcx5O1DaVby9EsZcXKkq2SGPIA/viewform.
O Dia Internacional dos Povos Indígenas é resultado da atuação de representantes dos povos originários de diversas partes do mundo e foi instituído pela Resolução 49/214, da ONU, ocorrendo anualmente no dia 9 de agosto. A data é de muita importância no calendário permanente de lutas dos povos originários, em busca da concretização do direito a autodeterminarem sua condição política, seu desenvolvimento econômico, social e cultural.