CAMPUS MARICÁ

Povos Indígenas

IFF Maricá inscreve, até 30/07, para a oficina ‘Arte Indígena: cores da terra e grafismos’

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 23/07/2024 15h57, última modificação 24/07/2024 07h49
Evento é promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e acontecerá no dia 7 de agosto.
Oficina de arte no IFF Maricá

Arte de Luiza Fajardo/ IFF Maricá

Em celebração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Maricá receberá a professora Carolina Potiguara, de ascendência Potiguara, do litoral paraibano,  para ministrar a oficina “Arte Indígena: cores da terra e grafismos”, no dia 7 de agosto, das 10h às 11h30.

O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus, com apoio do Centro de Memória. Segundo a coordenadora do Neabi, a pedagoga do IFF Maricá Catarina Efraim, o objetivo é proporcionar a interação dos alunos e outros componentes da comunidade escolar com uma das manifestações importantes da cultura indígena, que é a pintura corporal.

A professora Carolina Potiguara é graduada em História, mestre em Linguística e vive, atualmente, em Niterói (RJ).

As inscrições podem ser feitas, até 30 de julho, pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeBHJ52PI2Qs2UPKRVlz10gvcx5O1DaVby9EsZcXKkq2SGPIA/viewform.

O Dia Internacional dos Povos Indígenas é resultado da atuação de representantes dos povos originários de diversas partes do mundo e foi instituído pela Resolução 49/214, da ONU, ocorrendo anualmente no dia 9 de agosto. A data é de muita importância no calendário permanente de lutas dos povos originários, em busca da concretização do direito a autodeterminarem sua condição política, seu desenvolvimento econômico, social e cultural.