CAMPUS MARICÁ

Ensino

IFF Maricá inscreve para curso preparatório de Geografia para o Enem e o Vestibular

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 28/07/2023 16h23, última modificação 01/08/2023 07h45
Curso é voltado exclusivamente para alunos e ex-alunos do IFF e terá carga horária total de 20 horas, com aulas ocorrendo de forma presencial, às quartas-feiras, das 12h40 às 14h20.
Curso de Geografia para o Vestibular

Uma grande oportunidade para estudantes do 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados e ex-estudantes que concluíram a formação nos últimos anos no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá e estejam buscando aprofundar os estudos nesta reta final para o Enem: na próxima terça e quarta-feira, dias 1º e 2 de agosto, estarão abertas as inscrições para um curso preparatório de Geografia para o Vestibular, que será ministrado no campus pela professora Tássia Cordeiro.

O projeto, batizado oficialmente como Curso Livre de Tópicos Especiais em Geografia (Pré-Geo), é voltado exclusivamente para alunos e ex-alunos do IFF e terá carga horária total de 20 horas, com aulas ocorrendo de forma presencial, às quartas-feiras, das 12h40 às 14h20. São oferecidas 30 vagas, sendo dez reservadas para alunos do 3º ano de Meio Ambiente, outras dez para o 3º ano de Edificações e as últimas dez para ex-alunos de ambos os cursos.

A ideia do projeto, explica a professora Tássia, é oferecer um reforço dos conteúdos da disciplina, de modo a contribuir para a formação dos participantes também como sujeitos críticos e autônomos.

"O curso tem o objetivo de complementar e aprofundar os conteúdos de Geografia do Ensino Médio, mas de forma direcionada à preparação para o Enem e o Vestibular da Uerj, considerando que no 3° ano a disciplina não é ofertada e que temos antigos estudantes que pretendem realizar essas provas novamente", destaca a professora.

As inscrições, que são gratuitas e deverão ser feitas exclusivamente nos dias 1º e 2 de agosto, variam da seguinte forma:

• Estudantes do 3º ano do IFF Maricá: preencher o formulário de inscrição de forma presencial, na recepção do campus, das 9h às 17h, a partir de 1º de agosto.
  • Ex-alunos do IFF Maricá: inscrições pela internet, por meio do preenchimento do formulário online  https://forms.gle/dU374HEUQENpS6fZ7

A seleção dos participantes será feita por meio de uma carta de intenções que deverá ser escrita pelos interessados no formulário de inscrição. A previsão é que a lista de aprovados seja divulgada em 7 de agosto, com a aula inaugural em 9 de agosto. Ao longo dos próximos três meses, os participantes terão aulas expositivas e farão a resolução de questões sobre tópicos de Geografia Física, Questões Ambientais, Geografia Regional e Geografia Humana.

As regras do processo seletivo ficarão disponível no mural do campus, ao lado da recepção. Veja a seguir um resumo:

Sobre o curso

O presente curso livre, gratuito e de modalidade presencial, tem por objetivo apoiar discentes e egressos do Campus Avançado Maricá que pretendem prestar vestibular, através de aulas de Geografia voltadas para as provas do Enem e da Uerj (2024). Portanto, o curso é um pré-Enem/vestibular específico da disciplina de geografia.

O curso será ofertado em uma aula semanal, com aulas previstas para as quartas-feiras, entre 12h40 e 14h20, no Campus Avançado Maricá, entre agosto e novembro de 2023, totalizando, oficialmente, 20h de carga horária. As aulas serão ministradas pela Profa. Dra. Tássia Gabriele Balbi de Figueiredo e Cordeiro (Graduação em Geografia – UERJ/FFP)

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário de inscrição de forma presencial, na recepção do campus (9h às 17h), para os discentes do IFF Maricá, matriculados no 3º ano, e de forma remota pelos estudantes egressos, por meio do preenchimento do formulário online, que será divulgado nos canais de comunicação do campus, no período entre 1º e 2 de agosto de 2023.

Público-Alvo, Vagas, Reserva de Vagas e Preenchimento

O processo seletivo é aberto para os estudantes do 3º ano e egressos do Campus Avançado Maricá. São oferecidas 30 vagas, sendo 10 vagas reservadas para os discentes do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, 10 vagas para os discentes do Curso Técnico Integrado em Edificações e 10 vagas para egressos de ambos os cursos. Caso as vagas reservadas não sejam preenchidas para seu público-alvo, serão remanejadas para os demais.

Análise da carta de intenções, presente no formulário.

Certificação

Inscritos que obtiveram, no mínimo, 75% de frequência receberão certificado de curso livre, com a carga horária de 20h.