CAMPUS MARICÁ

Notícias

Atividades Online

IFF Maricá inscreve para Mostra de Profissões até o próximo domingo, dia 5 de dezembro

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 01/12/2021 14h11, última modificação 01/12/2021 14h35
Evento é voltado aos alunos dos cursos técnicos do campus e terá uma série de palestras com profissionais atuantes nas áreas de Edificações e Meio Ambiente, entre os dias 6 e 10 de dezembro.
Mostra de Profissões do IFF Maricá

A partir da próxima segunda-feira, dia 6 de dezembro, os estudantes dos Cursos Técnicos do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o mercado de trabalho. É que a Mostra de Profissões do campus chega à sua terceira edição, com uma programação repleta de palestras com especialistas que atuam em diferentes segmentos das áreas de Edificações e Meio Ambiente.

Será uma semana inteira de evento online, com as atividades acontecendo até sexta-feira, dia 10, pela plataforma Google Meet. Mas, atenção: as aulas síncronas das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) estão mantidas nessa semana, e as palestras da Mostra de Profissões acontecerão em horários vagos ou disponibilizados pelos professores.

"Durante a Mostra, os alunos terão a possibilidade de ouvir mais de perto os relatos de profissionais e empresas que atuam nas áreas de formação dos cursos que eles estão inseridos. É uma oportunidade de troca de experiências que complementa o conteúdo das disciplinas técnicas", explica a professora da área de Edificações Helena Fideles, que faz parte da comissão organizadora do evento.

A programação inclui as palestras "Projetos de estruturas de estações elevatórias", "BIM: uma nova era na construção civil", "Química Ambiental", "Avaliação Pré-Projeto: uma contribuição para a concepção do projeto de arquitetura", "Desinfecção de água utilizando energia solar", "Tipos de concreto e suas aplicações", "Planejamento e controle na construção civil", "Perspectivas sobre o trabalho com o meio ambiente nos dias de hoje", "Estruturas metálicas" e "Do Sudeste Asiático à Região dos Lagos: A viagem do mangue".

Segundo o coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente, Renato Jonas, o intuito é aumentar a perspectiva dos estudantes quanto a possíveis áreas de atuação do curso.

"Às vezes, os alunos têm uma visão pontual do que seria trabalhar com o Meio Ambiente. Contudo, o profissional pode trabalhar diretamente em campo, com projetos.... Queremos dar a oportunidade para que nossos estudantes possam ter contato com diferentes áreas de atuação dentro do seu campo de trabalho", ressalta o coordenador.

Como se inscrever

Esse é um evento voltado especificamente aos alunos do IFF Maricá. Para participar, é preciso efetuar a inscrição até o próximo domingo, dia 5 de dezembro, pelo site https://eventos.iff.edu.br/mostradaprofissao2021. Além de fazer o cadastro geral, os alunos devem se inscrever também em cada uma das atividades de interesse, entrando na área da programação, no site do evento, e clicando em "Participar".

Será emitido certificado aos participantes que fizerem a inscrição na atividade e estejam presentes na sala de transmissão no momento da palestra. Também é muito importante ter atenção ao e-mail cadastrado na inscrição, pois é para esse endereço que serão enviadas mensagens do evento, como confirmação de participação e link de acesso à sala do Google Meet. Os inscritos devem ficar atentos ainda aos dados informados, como nome completo, pois isso é fundamental para a emissão correta do certificado de participação.

Essa é a terceira edição da Mostra de Profissões no Campus Avançado Maricá, sendo a segunda realizada no modelo remoto, pela internet. O evento surgiu em 2019, época em que havia apenas o Curso Técnico em Edificações, e teve sua programação totalmente presencial, com palestras, minicursos, oficinas e visitas técnicas. No ano passado, a Mostra ocorreu dentro da Semana Acadêmica, no formato remoto, tendo um dia exclusivo para suas atividades, já contando também com a participação do Curso de Meio Ambiente.

Acompanhe as informações sobre a Mostra de Profissões pelo site do evento, AQUI.