CAMPUS MARICÁ

Notícias

Trabalhos Acadêmicos

IFF Maricá marca presença na XVI Mostra de Extensão com apresentação de oito projetos

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 23/10/2024 19h14, última modificação 23/10/2024 19h16
Evento acontece no Centro de Convenções da Uenf, em Campos dos Goytacazes, até esta quinta-feira, dia 24 de outubro.
Iff Maricá na Mostra de Extensão

O IFF esteve com alunos e servidores na Mostra de Extensão

Estudantes-bolsistas e servidores coordenadores de projetos desenvolvidos no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá apresentaram nesta quarta-feira, 23 de outubro, resumos com o andamento e resultados de seus trabalhos na XVI Mostra de Extensão Uenf, UFF, IFF e VIII UFRRJ, que está acontecendo no Centro de Convenções da Uenf, em Campos dos Goytacazes, até esta quinta-feira, dia 24.

“A Mostra de Extensão é um daqueles momentos que permitem por em prática o tripé formativo do nosso instituto: ensino, pesquisa e extensão. Trata-se de uma experiência gratificante, em vários aspectos: levar os estudantes a vivenciar um pouco do ambiente universitário, a ser protagonistas da apresentação de trabalho em evento e conhecer as diversas experiências de ações extensionistas. Estou certo de que todos retornam ao campus com ânimo renovado para o trabalho junto aos seus orientadores”, destacou o coordenador de Pesquisa, Extensão, Cultura e Inovação do IFF Maricá, Fernando Gil Portela Vieira.

O IFF Maricá marcou presença no evento com os projetos:

- “Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual do IFF Maricá”, coordenado pela professora Beatriz Coutinho; 

- “Literatura em cena: o sangue de Maria”, coordenado pela professora Isabela Bastos; 

“Ancestralidade e antirracismo: saberes africanos, indígenas, afro-brasileiros e afro-indígenas na educação” e “Tópicos de educação inclusiva: acessibilidade, transtornos do neuro desenvolvimento, altas habilidades, superdotação”, coordenados pela pedagoga Catarina Efraim; 

- “Rendas do Petróleo em Maricá: formando novos líderes jovens para o exercício do controle social através de uma educação ambiental crítica”, “Clube de Astronomia Nelson Travnik: popularização da ciência através de uma comunicação acessível”, “#Maricámaisresiliente” e “Centro de Memória do IFF Maricá 2024: em prol da valorização do patrimônio natural, histórico e cultural de Maricá”, coordenados pela professora Elane Carvalho.

Segundo a professora Isabela Bastos, participar da Mostra é sempre um momento muito rico para a comunidade acadêmica.

“Esse evento é sempre muito interessante,  pois vemos do quanto nossos alunos são capazes! Estou muito orgulhosa de poder ter participado de mais uma edição.  Saímos daqui cheios de ideias, é muito bom”, contou Isabela Bastos.

Para os bolsistas, ter a oportunidade de apresentar ao público presente seus trabalhos acadêmicos e também conhecer projetos desenvolvidos por outros estudantes de ensino técnico e superior foi considerado muito positivo.

“Foi uma experiência absolutamente incrível. Nunca imaginei vivenciar algo assim no Ensino Médio. Foi tudo muito interessante”, ressaltou o estudante do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações, Rafael Oliveira. 

Colega de turma de Rafael, o bolsista do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) Ramon participou de uma roda de conversa entre os integrantes dos núcleos dos campi do IFF.

“Estamos todos juntos na mesma luta, pela mesma causa. Então, essa foi uma interação muito importante e nos permite uma visão mais ampla, trazendo novas ideias que podemos abordar em nosso campus e conhecer dificuldades coletivas que os Neabis vêm tendo, assim como possibilidades de soluções para elas”, explicou o estudante.

A XVI Mostra de Extensão segue até quinta-feira, 24 de outubro, com uma programação diversificada: apresentações de trabalhos de extensão de estudantes, palestras, mesa-redonda e atividades artísticas e culturais. Veja a programação completa no site do evento.