CAMPUS MARICÁ

Popularização da Ciência

IFF Maricá participa de evento preparatório para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 15/03/2024 11h50, última modificação 15/03/2024 12h00
Isaias da Paz Filho falou sobre as dificuldades para obtenção de financiamento em projetos acadêmicos e sobre disseminação do saber tecnológico.
IFF Maricá em conferência sobre Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social

Isias da Paz Filho falou para um auditório lotado na conferência temática “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”

O estudante do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá Isaias da Paz Filho falou nesta quinta-feira, 14 de março, sobre as dificuldades para obtenção de financiamento em projetos acadêmicos e sobre disseminação do saber tecnológico, especialmente no âmbito dos clubes de astronomia, durante a conferência temática “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”.

O evento está acontecendo no Teatro Odylo Costa Filho, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), até sábado, dia 16, como uma preparação para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e que será realizada de 4 a 6 de junho, em Brasília, com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

Isaias participa da conferência temática junto com o colega de turma Natã Ferreira e a professora Elane Carvalho, coordenadora do Clube de Astronomia do IFF Maricá. Em sua fala, para o auditório lotado, o estudante destacou a importância em se debater a popularização da Ciência e da Educação Científica.

"É o que nós estamos fazendo no nosso campus e com toda a comunidade escolar da cidade: disseminando o saber, a informação, a tecnologia e a ciência. Para nós, é fundamental que o financiamento permanente das polícias desses temas aconteça com mais frequência. Essa é uma das maneiras de garantir que possamos todos desfrutar o debate tecnológico e científico, tais como os Clubes de Astronomias nos Institutos Federais, atividades de agenda internacional, como o projeto da nossa equipe, Harpia Team, que tem o objetivo de ir à NASA (agência espacial americana). Então, esses projetos vindos da escola pública mostram a competência no eixo de ciências, tecnologia e extensão", ressaltou.

Evento segue até sábado na Uerj

O Clube de Astronomia Nelson Travnik, do IFF Maricá, é aberto a toda a comunidade e tem entre suas atividades programadas reuniões semanais, exibição de filmes temáticos, visitas técnicas a planetários e museus de Astronomia, observações astronômicas com telescópio no campus e palestras, entre outras. Os interessados podem obter mais informações pelo e-mail elane.carvalho@gsuite.iff.edu.br.

O IFF Maricá segue participando da conferência na Uerj até este sábado. De acordo com a organização, o evento reune mais de mil pessoas, com representações da comunidade científica e movimentos sociais de todo o Brasil, e a participação da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; do presidente do IBGE, Marcio Pochman; do Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes) do MCTI, Inácio Arruda; e da reitora da Uerj, Gulnar Azevedo e Silva. A transmissão é feita, ao vivo, pelo canal do MCTI no YouTube

A programação completa está disponível em https://www.uerj.br/agenda/uerj-sedia-preparatorios-de-conferencia-de-ciencia-e-tecnologia/

IFF Maricá em conferência na Uerj