CAMPUS MARICÁ

Sustentabilidade

IFF Maricá produz relatório de diagnóstico para implantação de sistema de gestão ambiental no campus

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 20/09/2022 21h05, última modificação 21/09/2022 15h11
Documento foi elaborado dentro das atividades do Curso Técnico em Meio Ambiente e busca criar práticas sustentáveis alinhadas com a Agenda Ambiental na Administração Pública.
Gestão Ambiental no IFF Maricá

O relatório foi entregue ao reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo

O reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães de Azevedo, recebeu nesta terça-feira, 20 de setembro, um relatório de diagnóstico para implantação do sistema de gestão ambiental no Campus Avançado Maricá. O documento foi elaborado pelas duas turmas de 3º ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, sob coordenação do professor André Felipe Figueira Coelho.

A entrega foi feita, durante uma reunião no campus, ao reitor e ao diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum Bitencourt, pelo professor e pela aluna Clarice Leão Motta, que representou o grupo de estudantes autores do trabalho.

De acordo com o professor André, a ideia é implantar práticas sustentáveis dentro da rotina do IFF Maricá, a partir de um Sistema de Gestão Ambiental alinhado com a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que é algo inédito no Instituto. A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente voltado a estimular os órgãos públicos a implementarem práticas de sustentabilidade.

"Os alunos fizeram um pesquisa exploratória e foram em busca de potenciais fontes produtoras de poluição em nosso campus, que tem uma média de 400 pessoas circulando diariamente, além de abrigar um curso técnico relacionado ao tema e ter um grande potencial de desenvolvimento em ações de sustentabilidade", explica.

O trabalho contou com a participação de 43 estudantes, que fizeram consulta a fontes oficiais, diagnósticos qualitativos e pesquisa de percepção de sustentabilidade, além de trabalho de campo com pesagem e separação de resíduos gerados no IFF Maricá. Após a entrega desse relatório inicial, a expectativa agora é por um aceite da Reitoria e, em seguida, pela criação de um grupo de trabalho para a implantação do Sistema de Gestão Ambiental institucionalmente.

Sistema é inédito no IFF

O IFF tem um Núcleo de Sustentabilidade, o Nusiff, mas atualmente nenhum campus conta com um Sistema de Gestão Ambiental alinhado com a A3P. Para o professor André, o IFF Maricá poderá ser um prospector desse processo de certificação no Instituto, estimulando que outros campi também possam aderir, dentro de suas próprias realidades.

Entre os objetivos específicos do projeto estão o incentivo à adoção de práticas sustentáveis, sensibilizando a comunidade interna com maior esclarecimento sobre os resíduos gerados e o consumo consciente, incentivando a coleta seletiva de resíduos sólidos para doação às cooperativas locais e realizando ações de consumo consciente e de troca de materiais entre a comunidade acadêmica. Há ainda a intenção de influenciar outras autarquias no município de Maricá a criarem também seus sistemas de gestão ambiental.

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) foi concebida em 1999. Sua adoção pelos órgãos públicos demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos. Mais informações podem ser obtidas no site http://a3p.mma.gov.br.