CAMPUS MARICÁ

Oportunidade

IFF Maricá publica edital para 400 vagas em cursos técnicos gratuitos pelo Programa Formatec

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 30/10/2023 17h58, última modificação 31/10/2023 22h39
Processo Seletivo para Cursos Técnicos nas modalidades Concomitante e Subsequente é direcionado a candidatos que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio no 1º Semestre de 2024.
Inscrições abertas para Cursos Técnicos no IFF Maricá

O IFF Maricá inscreve para cursos técnicos gratuitos pelo Programa Formatec

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá publicou nesta segunda-feira, 30 de outubro, o edital para 400 vagas no Processo Seletivo de Ingresso nos Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes ao Ensino Médio do Formatec: Maricá+Técnico, programa lançado a partir de um convênio entre o IFF e a Prefeitura, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). A seleção é para as turmas do 1º Semestre de 2024.

As inscrições são gratuitas e ficarão abertas entre os dias 01 e 28 de novembro de 2023, pelo Portal de Inscrições do IFF, que pode ser acessado pelo endereço eletrônico inscricoes.iff.edu.br. Será disponibilizado um computador no IFF Maricá (Rodovia Vereador Oldemar Guedes Figueiredo, Km 12, Ubatiba) para a inscrição online, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, excluídos dias de recessos e feriados.

Acesse AQUI a Página de Acompanhamento do Processo Seletivo e o Edital DGCAM/REIT/IFFLU N° 15, de 30 de outubro de 2023.

As 400 vagas ofertadas para este 1º semestre de 2024 serão distribuídas igualmente por Cursos Técnicos nas modalidades Concomitante — em que o estudante cursa o Ensino Médio em outra instituição de forma simultânea ao Ensino Técnico no IFF — e Subsequente, que é voltada a quem já concluiu o Ensino Médio e busca qualificação para uma melhor inserção no mercado de trabalho. Há formação para as seguintes áreas:

• Edificações;
  • Guia de Turismo;
  • Informática para Internet;
  • Logística;
  • Meio Ambiente.

As aulas acontecerão no Campus Avançado Maricá, do IFF, situado no bairro de Ubatiba, nos turnos da tarde (Cursos Concomitantes) e noite (Cursos Subsequentes), com duração de um ano e meio. Os requisitos são os seguintes:

• Concomitante ao Ensino Médio - Turmas voltadas a estudantes que estejam comprovadamente cursando, no ato da matrícula, o Ensino Médio em escola pública ou privada;
  • Subsequente ao Ensino Médio - Turmas voltadas a quem já terminou o Ensino Médio. Será obrigatória, na matrícula, a apresentação de declaração ou certificado de conclusão.

Não haverá provas para ingresso nos Cursos Técnicos do Programa Formatec: Maricá+Técnico. A seleção será realizada por meio de sorteio público, no dia 30 de novembro de 2023, às 18h, com transmissão pelo canal oficial do IFF Maricá no Youtube, no link youtube.com/IFFMarica. O sorteio será gravado e disponibilizado no Portal do IFF (iff.edu.br) e no Portal de Seleções do IFF (selecoes.iff.edu.br), e o resultado oficial está previso para 1º de dezembro.

Cotas - Em atendimento à legislação vigente, o IFF reservará, no mínimo, metade das vagas ofertadas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas da rede nacional de ensino e observadas as condições detalhadas no EDITAL da seleção.

Os matriculados nos Cursos Técnicos ofertados por meio do Programa Formatec: Maricá+Técnico serão alunos do Instituto Federal Fluminense, assim como os atuais estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus, e receberão a certificação do IFF correspondente à formação técnica, após a conclusão de todas as etapas formativas.

Programa Formatec: Maricá+Técnico foi lançado oficialmente em maio deste ano, a partir de um convênio com a Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), voltado à qualificação de trabalhadores e de estudantes do Ensino Médio nas áreas de Edificações, Guia de Turismo, Informática para a Internet, Logística e Meio Ambiente, além de futuramente Produção de Áudio e Vídeo. Serão, ao todo, 1.760 vagas ofertadas ao longo dos três anos de convênio.

Antes de efetuar a inscrição, é fundamental que o candidato leia atentamente, na íntegra, o edital DGCAM/REIT/IFFLU N° 15, de 30 de outubro de 2023. O acesso é pelo Portal de Seleções do IFF, disponível AQUI.