CAMPUS MARICÁ

#vemproIFF

IFF Maricá realiza live para sanar dúvidas sobre o processo seletivo

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 18/11/2021 12h21, última modificação 18/11/2021 12h29
Inscrições para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações e Meio Ambiente estão abertas até a próxima segunda-feira, dia 22 de novembro, sem cobrança de taxas.
Processo seletivo no IFF Maricá

A Comissão Organizadora do Processo Seletivo de Ingresso nos Cursos Técnicos de Nível Médio 2022 - 1º Semestre do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá realizará uma live nesta sexta-feira, dia 19 de novembro, às 18h, para sanar dúvidas dos interessados em participar da seleção. Lembrando que o prazo de inscrições está terminando: para concorrer às vagas é preciso efetuar o cadastro até as 22h da próxima segunda-feira, dia 22, no Portal de Inscrições.

Não há cobrança de nenhuma taxa, ou seja, as inscrições são gratuitas, assim como todos os cursos oferecidos pelo Instituto. No IFF Maricá, há 105 vagas distribuídas pelos Cursos Integrados ao Ensino Médio nas seguintes áreas:

• Edificações (70 vagas)
Saiba mais sobre o Curso Técnico em Edificações AQUI.

• Meio Ambiente (35 vagas)
Saiba mais sobre o Curso Técnico em Meio Ambiente AQUI.

Para se candidatar, é preciso na data da matrícula já estar com o Ensino Fundamental completo. Os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio têm duração de três anos, e as aulas acontecem no período diurno.

Live para sanar dúvidas

A transmissão da live para sanar dúvidas sobre o processo seletivo no IFF Maricá será pelo canal oficial do campus no Youtube, com acesso pelo link https://www.youtube.com/iffmarica, a partir das 18h desta sexta-feira. As perguntas poderão ser enviadas, ao longo da live, pelo chat. Para quem não puder acompanhar ao vivo, o vídeo ficará disponível, na íntegra, no mesmo canal, após o fim da transmissão.

Além disso, é possível a qualquer momento enviar dúvidas sobre o processo seletivo para o e-mail da Comissão Organizadora (candidato.marica@iff.edu.br). É importante também que os candidatos leiam atentamente o EDITAL. Por lá, estão todos os detalhes da seleção.

Seleção em diversos campi

Em todo o IFF, a oferta é de 2.580 vagas para o 1º semestre letivo de 2022 em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, Concomitantes e Subsequentes nos campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé, Quissamã, Santo Antônio de Pádua e Unidade de Formação de Cordeiro e nos Campi Avançados Cambuci e São João da Barra, além do IFF Maricá. Os cursos são Mecânica, Eletromecânica, Edificações, Automação Industrial, Administração, Segurança do Trabalho, Informática, Meio Ambiente, Eletrônica, Química, Eletrotécnica, Farmácia, Enfermagem, Telecomunicações, Estrada, Cozinha, Hospedagem, Eventos, Agropecuária, Alimentos, Petróleo e Gás e Construção Naval.

Veja o Edital Nº 178/2021.

Saiba mais AQUI.

Cronograma

As seleções dos candidatos serão realizadas por meio Sorteio Público Eletrônico, com a participação de, no mínimo, três servidores do IFF, designados pelo Pró-reitor de Ensino. Em virtude da pandemia de Covid-19 não haverá acompanhamento presencial de candidatos durante o sorteio.

Lista dos inscritos - Será divulgada no dia 24 de novembro, no Portal de Seleções. Essa listagem conterá uma coluna chamada “número para sorteio”, em que será dado um número para cada candidato. Esses números serão sorteados aleatoriamente, independentemente da quantidade de vagas disponíveis. O sorteio será transmitido no canal oficial do IFF no Youtube, o IFFTubedia 25 de novembro, às 11h, e será gravado e disponibilizado no Portal do IFF e no Portal de Seleções.

O software usado pelo IFF também é utilizado por outros Institutos Federais. Este programa sorteia aleatoriamente a ordem dos números por meio de algoritmos e cálculos matemáticos.

Transparência - Para fins de auditoria, é importante observar o campo “Semente xxxxxxxxxxxxx”, uma sequência de 13 números que garante a aleatoriedade do processo e permite, inclusive, a reprodução de determinado sorteio já feito, com resultado idêntico.

No dia 25 de novembro, após a realização do sorteio, serão divulgadas a lista oficial do sorteio e a “semente” utilizada. Após o sorteio, o resultado será processado de acordo com a ordem de classificação dos candidatos, respeitadas as vagas em que concorrem e a distribuição das vagas estabelecidas nos editais. O resultado final está previsto para o dia 7 de dezembro.

Todas as informações podem ser acompanhadas no Portal de Seleções. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail candidato.marica@iff.edu.br. Não deixe de ler o EDITAL da seleção na íntegra.