CAMPUS MARICÁ

Notícias

IFF Maricá recebe 1.500 alunos do Ensino Fundamental em visitas guiadas para apresentação dos cursos

por admin publicado 01/09/2023 17h45, última modificação 26/10/2023 16h22
Programa "IFF de Portas Abertas" é realizado pela Coordenação Local de Processo Seletivo, com o objetivo de motivar estudantes a participarem da seleção para ingresso no Ensino Técnico do Instituto.
Iff de portas abertas em marica

As últimas quatro semanas foram de corredores lotados e muitas carinhas novas percorrendo salas de aula, laboratórios, auditório, biblioteca e ginásio esportivo do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. Isso porque o campus recebeu, no período, cerca de 1.500 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de todas as escolas da Rede Pública Municipal de Maricá, por meio do programa de visitas guiadas "IFF de Portas Abertas".

A ação, que está em sua terceira edição, é promovida pela Coordenação Local de Processo Seletivo do Campus Avançado Maricá, com o objetivo de apresentar os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e motivar os estudantes em fase de conclusão do Ensino Fundamental a participarem da seleção para ingresso no Instituto.

"Essa atividade é de extrema importância, pois, muitas vezes, é uma oportunidade única para vários destes estudantes. Eles descobrem que existem novas possibilidades ao alcance deles, aqui mesmo, na cidade onde eles vivem. Como resultado disso, cada vez mais jovens se interessam pelo IFF, o que ajuda na consolidação da instituição na cidade de Maricá", destaca o coordenador local do Processo Seletivo 2024 e responsável pelo "IFF de Portas Abertas", Gabriel Gonçalves.

A visita das escolas municipais é organizada em parceria com a Secretaria de Educação de Maricá, que elabora o cronograma e fornece o transporte da escola ao IFF para os visitantes. Segundo a gerente de ensino do 2º segmento do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Maricá, Adriana Salomão, o intercâmbio educacional possibilita aos estudantes conhecer mais sobre o processo seletivo e também ampliar seus horizontes, por meio de um primeiro contato com os cursos técnicos oferecidos, conhecendo o espaço e a instituição.

"Ao chegarem nessa etapa final de conclusão do Ensino Fundamental, nossos alunos pensam nas escolhas, desafios e perspectivas para seguirem adiante em suas conquistas e sonhos. Dessa forma, a escola e os professores os motivam e incentivam a se prepararem para o processo seletivo de ingresso no IFF Maricá e em outras instituições de ensino. O intercâmbio com a instituição educacional busca fomentar em nossos jovens alunos a continuidade dos estudos, pensando na construção de um futuro promissor e de grandes oportunidades", ressalta Adriana Salomão.

Visita guiada e bate-papo com estudantes

Durante a visita, os estudantes participam de um bate-papo no auditório, com o coordenador do processo seletivo, Gabriel Gonçalves, em que têm abertura para sanar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre os cursos de Edificações e Meio Ambiente, além da dinâmica de funcionamento da Instituição.

É também uma oportunidade de ouvir sobre as experiências de quem até pouco tempo atrás estava no lugar deles, em busca de uma vaga para ingresso no IFF Maricá. Hellen Francisco da Silva é um desses casos. Aluna do 1º ano de Edificações, ela participou no ano passado do programa de visitas guiadas e, hoje, ajuda na recepção dos visitantes, contando um pouco para eles sobre seu dia a dia como estudante do ensino técnico.

"Ano passado foi bem legal participar desse projeto, porque eu queria muito vir para o IFF. Então, ouvir o Gabriel falando me deixou muito animada, porque sanou todas as minhas dúvidas e também pude ver como o IFF funciona. Antes, eu conhecia o Instituto apenas por fotos. Pude vivenciar um estilo de escola completamente diferente e que estou gostando cada dia mais. Estudar no IFF não é fácil, mas sei que vai fazer toda a diferença no meu futuro. O que digo para esses futuros alunos é: venham! Vocês terão oportunidades incríveis", afirma a estudante.

Este ano, o "IFF de Portas Abertas" contou ainda, em algumas apresentações, da participação dos integrantes do projeto de pesquisa “Me formei. E agora?”, coordenado pelo professor Samuel Ribeiro de Almeida e quem tem como bolsistas as estudantes Clara Peixoto e Yasmin Silva, de Meio Ambiente e Edificações, respectivamente.

Premiado como o segundo melhor trabalho apresentado na XX Jornada Científica Jovens Talentos para a Ciência, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), em 2022, o projeto busca identificar e auxiliar os alunos do Instituto em suas principais dúvidas relacionadas à profissão, contribuindo para o conhecimento das possibilidades de trajetória após a conclusão do curso.

"Vislumbramos que a nossa atuação poderia ir além, ajudando também aqueles que sonham em iniciar suas carreiras estudando conosco no IFF. Dessa forma, decidimos contribuir com uma participação no já tradicional evento, em que nossa escola recebe alunos do Ensino Fundamental que vêm para conhecer sobre o processo seletivo e a estrutura do IFF Maricá. Nessa oportunidade, aproveitamos para falar do nosso projeto e esclarecer sobre as oportunidades que existem para os alunos do IFF em participarem com bolsa de projetos de ensino, pesquisa e extensão ofertados na instituição. Sucesso a todos os candidatos", destacou o coordenador.

Seleção no IFF Maricá é para 140 vagas

O IFF de Portas Abertas teve sua primeira edição em 2019 e, nos dois anos seguintes, precisou ser suspenso em decorrência do período de pandemia, tendo as visitas guiadas sendo retomadas em 2022. Este ano, o programa recebeu 72 turmas de 9º ano de toda a rede municipal. São realizadas ainda visitas com alunos de escolas de outras redes municipais, além de escolas particulares e da rede estadual.

O Processo Seletivo 2024 do IFF tem 140 vagas abertas no Campus Avançado Maricá, para ingresso nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Para concorrer, é preciso estar concluindo ou já ter concluído o Ensino Fundamental. As inscrições seguem até 3 de outubro, pelo site inscricoes.iff.edu.br.