CAMPUS MARICÁ

Capacitação

IFF Maricá recebe, até dia o 1º, respostas de interessados em participar de novos cursos gratuitos

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 28/11/2022 09h52, última modificação 28/11/2022 09h56
Pesquisa faz parte do projeto de criação de dois cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), sendo um de Português Instrumental e o outro de Metodologia de Pesquisa, no Campus Avançado Maricá.
Pesquisa sobre novos cursos FIC em Maricá

Foi prorrogado até a próxima quinta-feira, 1º de dezembro, o prazo de respostas do formulário de consulta à comunidade sobre o interesse na oferta de dois novos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. Os cursos FIC são capacitações de curta duração oferecidas gratuitamente pelo Instituto ao público em geral, e a proposta em debate é para a oferta em duas áreas de qualificação: Português Instrumental e Metodologia de Pesquisa

O curso de Português Instrumental é voltado a qualquer pessoa da comunidade interna ou externa que queira uma via para retomar os estudos. Será um curso presencial de Língua Portuguesa que objetiva contribuir para melhorar as habilidades de leitura e escrita dos participantes em atividades do dia a dia e na preparação para o mercado de trabalho, por exemplo.

O questionário pode ser respondido por qualquer pessoa que tenha interesse na capacitação, independentemente da idade ou nível de escolaridade. A ideia é que o curso possa ser oferecido no início de 2023, com aulas uma vez por semana, sendo duas horas por dia.

O questionário para estudo de interesse e viabilidade no Curso FIC de Português Instrumental pode ser acessado em https://bit.ly/3Gwwb62.

A segunda proposta em consulta de interesse e viabilidade é para a abertura do Curso FIC de Metodologia de Pesquisa, no turno da noite, com 60 horas de aulas no total. A ideia é que essa capacitação seja ofertada em formato semipresencial, com a maior parte da carga horária composta por aulas online síncronas, com alguns encontros presenciais previamente agendados com a turma.

No caso da pesquisa do curso FIC de Metodologia de Pesquisa, podem responder o questionário graduandos dos três últimos períodos da faculdade e pós-graduandos que estejam preocupados com a produção de um Trabalho de Conclusão de Curso. É também um objetivo da formação instruir os participantes quanto à elaboração de projetos de pesquisa para seleções de mestrado e doutorado. Essa capacitação está sob responsabilidade das professoras Raquel Freitas e Tássia Cordeiro.

O questionário para estudo de interesse e viabilidade no Curso FIC de Metodologia de Pesquisa pode ser acessado em https://bit.ly/3TMQTld