CAMPUS MARICÁ

IFF Maricá recebe autorização para abertura de 12 cursos técnicos pelo Projeto Formatec

por admin publicado 26/10/2023 15h29, última modificação 26/10/2023 16h13
Projetos pedagógicos são para modalidades Concomitante e Subsequente, em seis áreas: Edificações, Guia de Turismo, Informática para Internet, Logística, Meio Ambiente e Produção de Áudio e Vídeo.

O Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense (IFF) aprovou em reunião extraordinária nesta quinta-feira, 26 de outubro, os projetos pedagógicos e a abertura de mais 12 cursos no Campus Avançado Maricá, distribuídos pelas modalidades Concomitante e Subsequente ao Ensino Médio, em seis diferentes áreas: Edificações, Guia de Turismo, Informática para Internet, Logística, Meio Ambiente e Produção de Áudio e Vídeo.

Os novos cursos serão ofertados, no campus, a partir do Projeto Formatec: Maricá+Técnico, fruto de um convênio firmado, em maio deste ano, entre o IFF e a Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). Os matriculados serão alunos do Instituto Federal Fluminense, assim como os atuais estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus, e receberão a certificação do IFF correspondente à formação técnica, após a conclusão de todas as etapas formativas.

A previsão é que o edital do processo seletivo para ingresso nas turmas de 1º semestre de 2024 seja publicado nos próximos dias. Inicialmente, haverá oferta de vagas nas áreas de Edificações, Guia de Turismo, Informática para Internet, Logística e Meio Ambiente. A seleção para o curso de Produção de Áudio, que será desenvolvido em parceria com a Incubadora de Inovação Social em Cultura da Prefeitura, está prevista para um segundo momento.

Cursos terão duração de um ano e meio

O Formatec: Maricá+Técnico terá turmas nas modalidades Concomitante — em que o estudante cursa o Ensino Médio em outra instituição de forma simultânea ao ensino técnico no IFF — e Subsequente, que é voltada a quem já concluiu o Ensino Médio e busca qualificação para uma melhor inserção no mercado de trabalho. As aulas acontecerão no Campus Avançado Maricá, do IFF, situado no bairro de Ubatiba, nos turnos da tarde (cursos concomitantes) e noite (cursos subsequentes), com duração de um ano e meio.

Coordenadora-geral do projeto, a pedagoga do IFF Maricá Elizabethe França destaca que a elaboração dos projetos pedagógicos buscou estar alinhada à essência do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá sobre questões sócio-econômicas fundamentais no processo de formação de trabalhadores para a região.

"A aprovação dos projetos pedagógicos pelo Conselho Superior do IFF marca o início de uma grande conquista para a toda comunidade, pois o Campus Avançada Maricá amplia consideravelmente suas vagas como mais 12 cursos, sendo dez deles com previsão de inscrições já agora em novembro. Para todos nós é uma grande realização poder promover para a comunidade maricaense mais oportunidades de vagas em cursos técnicos, alcançando mulheres e homens trabalhadores, além de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, que procuram formação profissional para se recolocarem no mercado de trabalho", explicou a coordenadora.

Reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo ressaltou ainda o diferencial do convênio e o impacto do projeto no Campus Avançado Maricá.

"Essa é uma parceria público-público e que fortalece muito a atuação do nosso Instituto na região, tornando a estrutura do IFF Maricá quase como a de um campus pleno, tendo sua ocupação com aulas também no turno da noite e fazendo com que possamos estar mais presentes nessa região que vem crescendo tanto", afirmou Jefferson, após a aprovação dos cursos pelo Conselho Superior.

Para o diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum Bittencourt, a aprovação desta quinta-feira é um importante marco após meses de trabalho para o planejamento e execução da oferta dos novos cursos pelo campus.

"O Formatec permitirá que possamos atender um público que, até então, o IFF Maricá não havia acessado, que são os trabalhadores em busca de uma formação técnica para melhor inserção no mercado de trabalho e que, agora, terão a oportunidade de ingressar em cursos técnicos que contam com um projeto pedagógico muito bem elaborado e com toda a chancela de qualidade do Instituto Federal Fluminense. Serão cursos pensados na realidade local e também com foco na inovação social, o que é bastante significativo do ponto de vista de crescimento da nossa região", ressaltou o diretor-geral.

Atualmente, o IFF Maricá tem cerca de 300 estudantes matriculados em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações e Meio Ambiente, além de uma turma de pós-graduação Lato Sensu "Literatura, Memória Cultural e Sociedade". A previsão é que já nesse primeiro edital sejam abertas 400 vagas nas modalidades Concomitante e Subsequente. A oferta será semestral, totalizando 1.760 vagas ao longo de três anos.

Modalidades

Concomitante - Turmas voltadas a alunos que estejam cursando o Ensino Médio em escolas estaduais ou particulares. A formação técnica terá duração de um ano e meio, com aulas no turno da tarde.

Subsequente - Turmas voltadas a quem já terminou o Ensino Médio. Será obrigatória a apresentação de declaração ou certificado de conclusão. A formação técnica terá duração de um ano e meio, com aulas no turno da noite.

Áreas de formação

Edificações, Guia de Turismo, Informática para Internet, Logística, Meio Ambiente e, futuramente, Produção de Áudio e Vídeo, com vagas distribuídas igualmente pelas modalidades Concomitante e Subsequente.
Os alunos receberão certificações profissionais a cada módulo semestral e, ao fim da formação de um ano e meio, o certificado de técnicos.

Ingresso

O edital com as regras do processo seletivo de ingresso dos alunos será divulgado pelo IFF nos próximos dias.