CAMPUS MARICÁ

Notícias

Jogos Intercampi

IFF Maricá recebe etapa de Vôlei do JINIFF, com festa da torcida, jogos acirrados e dobradinha de ouro para Macaé

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 07/11/2024 12h06, última modificação 07/11/2024 12h06
Jogos valeram pela etapa de Núcleo, envolvendo os campi Maricá, Cabo Frio e Quissamã, além de Macaé, que conquistou o título no feminino e no masculino.
IFF Macaé na final do JINIFF

Os confrontos aconteceram no Ginásio Poliesportivo do IFF Maricá

Jogos disputadíssimos e uma torcida para lá de animada marcaram nesta quarta-feira, 6 de novembro, a etapa de Vôlei do JINIFF 2024, os Jogos Intercampi do Instituto Federal Fluminense (IFF), referente à etapa do Núcleo 3-4, que envolve os campi Cabo Frio, Macaé, Maricá e Quissamã. A competição, que valia vaga na grande final dos Jogos, foi realizada no Ginásio Poliesportivo do IFF Maricá e teve dobradinha de ouro para Macaé, com suas equipes feminina e masculina conquistando o 1º lugar da etapa.

E quem quer acessar os registros fotográficos desse dia que ficará guardado na memória, o álbum de fotos já está disponível para acesso em https://drive.google.com/drive/folders/1LCbuxIn6PwmaJkCClP3iHAYcMEPuS6JE?usp=sharing

As disputas começaram logo cedo, com o confronto entre Maricá e Quissamã, pelas semifinais do masculino, que terminou com o time visitante passando para a final, após vitória por 2x0. Na sequência, foi a vez de Cabo Frio e Macaé entrarem em quadra, com vitória de Macaé também por 2x0. No feminino, as meninas de Maricá brilharam em quadra, vencendo Cabo Frio, de virada, por 16x14, no tie-break, enquanto Macaé superou Quissamã, garantindo a segunda vaga na final.

"A festa está linda, com as equipes mostrando muita habilidade técnica e a torcida vibrando demais, dentro de uma atmosfera de respeito entre todos e maturidade exemplar. E é exatamente esse o propósito do JINIFF. No Instituto, atrelamos o esporte à formação de nossos estudantes, onde eles têm aprendizados muito significativos sobre o trabalho em equipe, respeito ao adversário, lidar com entregas e conflitos, a vitória e a derrota, tanto na preparação, quanto efetivamente nos Jogos. Consideramos que toda essa vivência dentro da escola é fundamental", destacou o coordenador de Políticas Esportivas, Educação Física e Saúde do IFF, Leonardo Basilio.

Período da tarde teve finais e disputas do 3º lugar

Se as torcidas já estavam animadas nas semifinais da manhã, os jogos da tarde foram de muita festa nas arquibancadas, com o time masculino de Maricá conquistando o terceiro lugar, de virada, em jogo acirrado contra Cabo Frio, com placar terninando em 16x14, no tie-break, e fazendo a torcida invadir a quadra para comemorar. Na final da etapa, Macaé conquistou o título contra Quissamã, por 2x0.

"A gente fica feliz demais com resultados como esse, porque nosso objetivo maior é vir competir e fazer uma boa partida. A vitória é uma consequência do trabalho que vem sendo realizado com eles, que têm todo o mérito pela conquista, se esforçaram muito nos treinos e aqui nas partidas, o que refletiu no resultado de hoje. É muito bom para nós professores vermos o quanto eles evoluíram como atletas e como alunos do ano passado para este", comemorou o técnico das equipes de Vôlei do IFF Macaé, o professor de Educação Física do campus Germano Rangel.

Para fechar o dia de jogos, as meninas de Maricá voltaram à quadra para disputar o primeiro lugar com Macaé. Num jogo bonito de ser ver, as macaenses conseguiram supererar as anfitriãs e levaram o título com o placar final marcando 2x0.

"O JINIFF é uma oportunidade única para nós enquanto estudantes-atletas e também para os que vêm torcer, porque a gente interage com os outros campi e também aprendemos muito, do ponto de vista esportivo. Hoje foi um dia de muitas emoções para nós, e a conquista do vice-campeonato nos trouxe muito orgulho pelo trabalho que a gente vem fazendo aqui no campus", ressaltou Vivian Damásio, estudante-atleta de diversas modalidades no IFF Maricá e um dos principais destaques das partidas.

Quem também esteve presente nos Jogos nesta quarta-feira foi a aluna do 2º período de Educação Física da Universidade Federal Fluminense (UFF) Clara Peixoto, que até o ano passado se destacava nas quadras do IFF Maricá, em modalidades como handebol e futsal. Dessa vez, porém, Clara estava em uma posição mais neutra, compondo a equipe de arbitragem das partidas.

"Está sendo uma nostalgia muito gostosa voltar ao campus, agora numa nova posição e com um olhar diferenciado no JINIFF, conseguindo ver na prática muito do que estou aprendendo na graduação. E é também uma alegria imensa reencontrar os colegas e os professores", contou.

Macaé tem vaga garantida na final

Os times feminino e masculino de Macaé estão com vaga garantida na grande final do JINIFF 2024, que acontecerá em 23 de novembro, no Campus Campos Centro, reunindo todas as equipes vencedoras de seus respectivos núcleos, além de algumas equipes que ficaram na segunda posição e serão escolhidas por meio de sorteio para completar as chaves.

O JINIFF 2024 terá ainda finais nas modalidades de futsal, basquete, handebol, natação, vôlei de praia, judô, tênis de mesa e xadrez, todas em novembro, no Campus Campos Centro. As disputas de atletismo e futebol já foram realizadas e renderam ao IFF Maricá 17 medalhas, sendo quatro de ouro, dez de prata e três de bronze, todas no atletismo.

São, ao todo, 855 estudantes-atletas de todo o Instituto inscritos na competição, sendo a delegação de Maricá formada por 112 esportistas.