CAMPUS MARICÁ

Itinerários Formativos

IFF Maricá recebe grupo de trabalho da Pró-Reitoria de Ensino para reunião sobre novos cursos

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 11/04/2023 17h21, última modificação 11/04/2023 17h21
Reunião teve o objetivo de iniciar o trabalho de criação dos projetos pedagógicos de cinco novos cursos que estão previstos para serem abertos ainda este ano no campus.
Reunião no IFF Maricá com equipe da Pró-Reitoria de Ensino

A reunião contou com servidores de diversos campi do IFF

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá recebeu nesta terça-feira, 11 de abril, integrantes do grupo de trabalho da Pró-Reitoria de Ensino responsável pela criação das diretrizes para oferta de cursos técnicos por itinerários formativos no Instituto. A visita teve o objetivo de iniciar, junto com a gestão do campus, o trabalho de criação dos projetos pedagógicos de cinco novos cursos que estão previstos para serem abertos ainda este ano no IFF Maricá, por meio de um convênio com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM) da Prefeitura de Maricá.

Atualmente, todas as turmas do campus são de formação técnica integrada ao Ensino Médio. Os novos cursos serão diferentes: a oferta será concentrada nas modalidades Subsequente — para estudantes que já tenham o Ensino Médio completo — e Concomitante, que é voltada a quem esteja cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino e tenha interesse em fazer a formação técnica no IFF.

Outro diferencial dos novos cursos é que eles seguirão o modelo de itinerários formativos, que começou a ser implementado no Instituto em 2019, com a proposta de ampliar as oportunidades de acesso de trabalhadores à instituição. Isso porque o itinerário formativo é construído a partir de uma trajetória de cursos trilhada pelo estudante no IFF, que possibilita organizar os estudos por etapas de formação. É concedida uma certificação de capacitação profissional diferente para cada uma dessas etapas, sendo que, ao terminar a etapa final, o aluno é certificado como técnico.

O documento que aponta as Diretrizes Institucionais para a Organização Curricular dos Itinerários Formativos no IFF pode ser acessado na Resolução Nº 36/2018.

Mais detalhes sobre os novos cursos que serão ofertados pelo Campus Avançado Maricá serão divulgados ao longo dos próximos meses, conforme a aprovação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) nas diversas instâncias do Instituto.

Participaram da reunião desta terça-feira o pró-reitor de Ensino do IFF, Carlos Artur Arêas; o diretor de Desenvolvimento Pedagógico do IFF, Francesco Lugli; o diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum Bittencourt; e o diretor de Ensino, Mendel Aleluia; além da equipe pedagógica e das coordenações de curso do Campus Avançado Maricá e dos integrantes do grupo de trabalho sobre itinerários formativos: Manoel Martins, pedagogo do Campus Campos Guarus; Fabricio Gonçalves, professor do Campus Bom Jesus; Heise Areas, pedagoga da Reitoria; Arlindo Silva, professor do Campus Pádua; Maria Lucia Ravela, professora do Campus São João da Barra; e Monica Ramos, professora do Campus Cabo Frio.