CAMPUS MARICÁ

IFF Maricá recebe secretário de Trabalho para roda de conversa com alunos na Mostra das Profissões

por admin publicado 24/10/2023 14h48, última modificação 26/10/2023 16h14
Marcus Bambam participou de um bate-papo com os estudantes de Edificações e Meio Ambiente sobre o mercado de trabalho e perspectivas de oportunidades profissionais na região para os próximos anos.
Img_3880

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá recebeu nesta terça-feira, 24 de outubro, o secretário municipal de Trabalho de Maricá, Marcus Bambam, para um bate-papo com os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados em Edificações e Meio Ambiente sobre o mercado de trabalho e perspectivas de oportunidades profissionais na região para os próximos anos.

A roda de conversa fez parte do segundo dia de programação da Mostra de Profissões 2023 do IFF Maricá, que segue até a próxima sexta-feira, dia 27, no auditório do campus. De acordo com o secretário, é fundamental o debate entre o poder público e os profissionais em formação no município.

"Estar aqui no IFF Maricá para conversar com os estudantes me traz uma satisfação enorme, especialmente por perceber o quanto esses jovens estão antenados ao que está acontecendo e também por poder responder a dúvidas comuns entre eles. São estudantes que estão buscando o conhecimento, lutando por algo melhor e também para crescer junto com nossa cidade", afirmou o secretário, que aproveitou ainda para fazer um convite a todos para participarem da Feira de Profissões da Prefeitura de Maricá, que acontecerá entre os dias 26 e 28 de outubro, no Esporte Clube Maricá, no Centro.

Para o coordenador do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, Renato Jonas, oportunidades de debate como essa são de enorme valor para os futuros técnicos.

"O evento está sendo muito proveitoso, com os alunos interagindo bastante e com uma grade de palestras e rodas de conversa que permitem a eles o contato com diferentes setores e especialidades em que poderão atuar profissionalmente. A área de Meio Ambiente é muito ampla e ter esse contato pode ser um diferencial para eles fazerem escolhas sobre qual caminho seguir", ressaltou o coordenador de curso, destacando ainda a participação dos estudantes nos debates.

A roda de conversa com o secretário de Trabalho fechou a programação desta terça-feira, que teve início às 8h30, com a palestra "A compostagem além da técnica: uma questão de responsabilidade social", ministrada pelo professor Andre Coelho, com os bolsistas Ana Clara Barrozo de Lima, Joyce Araújo da Silva Cardoso, Pedro de Matos Rangel Matta, Tamires Monteiro Souza e Igor Carvalho Teixeira.

Visita técnica para alunos de Edificações

Também nesta terça-feira, 24, um grupo de estudantes de Edificações, acompanhado do professor Victor Justen, participou de uma visita técnica para conhecer a produção de cerâmicas por meio de impressoras 3D, na empresa DuraPrinter, em Itaboraí, como parte da programação da Mostra de Profissões 2023. A turma conheceu todo o moderno processo de confecção de cerâmicas decorativas e utilitárias e de componentes utilizados na Construção Civil, por meio de equipamentos que possibilitam a produção de peças com geometrias impossíveis de serem obtidas pelas técnicas convencionais de fabricação.

A visita incluiu ainda o laboratório do projeto "Fabricação de Cerâmicas Especiais de Geometria Complexa Utilizando Técnica de Prototipagem Rápida", que é vinculado à Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Mostra de Profissões segue até a próxima sexta-feira, dia 27, no auditório do IFF Maricá. A programação completa está disponível em https://eventos.iff.edu.br/mostradaprofissao2023.