CAMPUS MARICÁ

Ano Letivo de 2022

IFF Maricá retoma aulas presenciais para todas as turmas na segunda-feira, dia 22 de agosto

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 18/08/2022 17h59, última modificação 18/08/2022 19h24
As grades de horários das disciplinas serão divulgadas, em breve, pelas coordenações de curso e enviadas nos grupos dos estudantes.
Obras no Campus Maricá

A direção se reuniu com a comissão de pais e responsáveis e fez uma visita ao local onde ficarão as novas salas

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá retomará na próxima segunda-feira, dia 22 de agosto, as aulas presenciais para todas as turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, reabrindo, dessa forma, o calendário letivo de 2022. A volta às aulas para todos os alunos será feita com uma reunião geral, com a direção, professores e equipe pedagógica, às 10h, no auditório, para que seja aberto um canal de diálogo e sejam sanadas dúvidas e levantadas as demandas específicas das turmas.

• Reunião geral para todos os alunos: segunda-feira, dia 22, às 10h;
  • Local: auditório do campus.

As dez novas salas de aula, montadas em estruturas modulares para serem usadas durante as obras de reparo estrutural no Bloco Pedagógico, estão sendo instaladas pela empresa contratada pela Prefeitura de Maricá, com previsão de término do serviço na próxima semana. Até que esses espaços estejam efetivamente liberados para o uso, as aulas acontecerão de forma adaptada, em caráter emergencial, em espaços de ensino como o auditório, o bloco de laboratórios, o prédio da biblioteca e o ginásio esportivo.

Nesta quinta-feira, 18, a equipe pedagógica realizou uma reunião presencial para definição dos espaços que serão usados para cada aula nos próximos dias. Houve também uma reunião da direção com a comissão de pais e responsáveis que está acompanhando o andamento das conversas entre a Prefeitura de Maricá e o IFF sobre as obras de reparo estrutural e a instalação dos módulos. Eles visitaram o local onde os módulos estão sendo instalados e conversaram sobre as dúvidas e demandas que estão sendo feitas pelos pais, responsáveis e alunos.

Bloco Pedagógico

A volta às aulas após o período de férias escolares de julho estava agendada para 1º de agosto, mas precisou ser adiada em três semanas em decorrência de um atraso da Prefeitura de Maricá na instalação dos novos ambientes de ensino no campus. A construção do IFF Maricá foi feita pelo Município, que é também responsável pelas obras de reparo. O uso do Bloco Pedagógico está suspenso desde julho, após a identificação de rachaduras na estrutura do prédio e um ofício emitido pela autarquia Serviços de Obras de Maricá (SOMAR), informando sobre a necessidade de isolamento dessas áreas, considerando o trabalho das equipes e os incômodos gerados pela obra, como barulho e poeira.

Ao longo dessas últimas semanas, uma série de reuniões da gestão do IFF Maricá com as equipes da Secretaria de Educação e da SOMAR, além de representantes da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, buscando soluções para agilizar a instalação dos módulos no campus. Na segunda-feira, dia 16, o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, esteve novamente no IFF Maricá para acompanhar o andamento das obras e as adaptações dos espaços de ensino para o retorno das aulas.

A conclusão das obras no Bloco Pedagógico está prevista para ocorrer em até cinco meses. Até lá, será possível desenvolver todas as atividades acadêmicas previstas no calendário letivo nas dez salas de aula que estão sendo instaladas em estruturas modulares no campus e também com a realocação dos espaços de ensino prático no bloco de laboratórios, que está recebendo novos equipamentos adquiridos pelo Instituto, além da continuidade do uso do prédio da biblioteca para abrigar os laboratórios de desenho técnico.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFF Maricá pelo e-mail pedagogico.marica@iff.edu.br