CAMPUS MARICÁ

Retomada Gradual

IFF Maricá: reuniões para sanar dúvidas sobre retorno das aulas presenciais serão nos dias 5 e 6/01

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 03/01/2022 10h35, última modificação 03/01/2022 11h04
A retomada gradual e segura das Atividades Pedagógicas Presenciais dos Cursos Técnicos está marcada para ocorrer a partir da próxima segunda-feira, dia 10. As datas variam conforme cada turma.

Na quarta e quinta-feira, dias 5 e 6 de janeiro, o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá promoverá reuniões para sanar dúvidas de estudantes, bem como de pais e responsáveis, sobre a retomada  gradual e segura das Atividades Pedagógicas Presenciais (APP) de seus Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, que está marcada para ocorrer a partir da próxima segunda-feira, dia 10 de janeiro. As datas de retorno — e também das reuniões — variam conforme as turmas.

As reuniões serão pela internet, por meio da plataforma Google Meet, em link a ser enviado nos grupos de mensagens das turmas, e acontecerão nos seguintes horários:

• Turmas de 1º ano: quarta-feira, dia 5 de janeiro, às 17h
  • Turmas de 2º ano: quinta-feira, dia 6 de janeiro, às 10h
  • Turmas de 3º ano: quinta-feira, dia 6 de janeiro, às 17h

Datas de retorno às aulas presenciais

A volta dos estudantes às aulas presenciais será gradual, conforme critérios definidos no Protocolo de Biossegurança do IFF. Atualmente, o IFF Maricá encontra-se na Fase 2 do plano de retorno. Nessa fase, parte das aulas são ministradas presencialmente — por meio das chamadas Atividades Pedagógicas Presenciais (APP) —, e a outra parte é mantida de forma remota, como Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP).

Nessa Fase 2, cada uma das turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus terá um encontro presencial na semana. O dia de início das APP para cada turma obedecerá o seguinte cronograma:

• 1º ano de Edificações: segunda-feira, dia 10 de janeiro (aulas de Matemática e Materiais de Construção Civil e Laboratório)
  • 2º ano de Edificações: quarta-feira, dia 12 de janeiro (aulas de Topografia e Biologia)
  • 3º ano de Edificações: sexta-feira, dia 14 de janeiro (aulas de Topografia e Matemática)
  • 1° ano de Meio Ambiente: terça-feira, dia 11 de janeiro (aulas de Artes e Química)
  • 2° ano  de Meio Ambiente: quinta-feira, dia 13 de janeiro (aulas de Geomorfologia e Português)

As atividades presenciais acontecerão no turno da tarde, das 13h às 17h. Os estudantes deverão comparecer ao campus apenas nos dias estipulados para as aulas presenciais de sua turma. Para garantir a segurança de toda a comunidade que atuará presencialmente na instituição, estudantes e servidores deverão respeitar o Protocolo de Biossegurança do IFF. A permanência no campus ficará restrita aos horários das atividades, e o uso de máscaras será obrigatório durante todo o tempo.

Vacinação

O retorno às Atividades Presenciais Não Adaptáveis ao Modelo Remoto no IFF obedece o Plano de Contingência Local e as resoluções nº 54/2021 e nº 58/2021, que estabelecem as normas e orientações do Instituto para o retorno gradual e seguro. Para o acesso às atividades presenciais é obrigatória a apresentação prévia pelos estudantes de documento constando o esquema vacinal completo ou parcial, conforme calendário de vacinação local, contra a Covid-19, podendo ser:

I - o cartão físico de vacinação fornecido no posto onde a pessoa foi vacinada;

II - o certificado nacional de vacinação de Covid-19, disponível no aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão;

III - eventuais documentos comprobatórios de vacinação que venham a ser instituídos pela autoridade pública competente; ou

IV - laudo que ateste restrição médica à vacinação contra a Covid-19 e que está apto à participação nas atividades presenciais