CAMPUS MARICÁ

Processo Seletivo 2024

IFF Maricá tem alta de 59% nas inscrições para Cursos Técnicos Integrados

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 01/11/2023 19h35, última modificação 01/11/2023 22h14
Com 1.042 candidatos na disputa por 140 vagas, o IFF Maricá é o terceiro campus com mais inscritos na modalidade Integrado, atrás apenas do Campus Campos Centro e do Campus Macaé.

Um balanço da Comissão Local do Processo Seletivo 2024 do Instituto Federal Fluminense (IFF) do Campus Avançado Maricá revela que disparou a procura pelos Cursos Técnicos Integrados do campus este ano. O aumento registrado foi de 59,8% em comparação com o Processo Seletivo 2023. Com 1.042 candidatos na disputa por 140 vagas, o IFF Maricá é, este ano, o terceiro campus com mais inscritos, atrás apenas do Campus Campos Centro e do Campus Macaé, que são as duas maiores unidades do Instituto.

A lista final de inscritos e a relação candidato/vaga do Processo Seletivo 2024 foram divulgadas nesta terça-feira, 31 de outubro, pela Pró-Reitoria de Ensino e podem ser acessadas na Página de Acompanhamento e nos seguintes links

Acesse AQUI a relação candidato/vaga do Processo Seletivo 2024 do IFF
Acesse AQUI a lista final de inscritos do Processo Seletivo 2024 do IFF

Os Cursos Técnicos Integrados em Meio Ambiente e Edificações de Maricá foram, respectivamente, o 4º e 5º mais procurados de todos os 71 cursos técnicos ofertados pelo IFF nesta seleção. Meio Ambiente tem 557 inscritos para 70 vagas, o que dá uma média de oito candidatos para cada vaga, enquanto Edificações recebeu 485 inscrições, também para 70 vagas, resultado numa relação de 6,9 candidatos para cada vaga.

No Processo Seletivo 2023 do IFF, o Campus Avançado Maricá teve 652 candidatos, sendo 311 para Edificações e 341 para Meio Ambiente. A alta de 59,8% na procura deste ano representa um aumento de 390 no número total de inscritos, o que, segundo o coordenador local da seleção, Gabriel Gonçalves, é muito significativo para um campus avançado, como é o caso de Maricá.

"É muito bom ver que o trabalho feito está sendo convertido em resultados. Esse ano, a procura foi além das expectativas, o que resultou nesse número recorde de inscritos. Uma das coisas que contribuíram para isso foi o envolvimento das escolas, principalmente as municipais, entendendo a importância do acesso do estudante ao Instituto Federal", ressalta o coordenador.

Programa de visitas para aproximar estudantes

Entre os meses de agosto e setembro deste ano, período de inscrições do Processo Seletivo 2024 do IFF, o campus recebeu a visita de cerca de 1.500 estudantes de 72 turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de todas as escolas da Rede Pública Municipal de Maricá, por meio do programa de visitas guiadas "IFF de Portas Abertas", em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Houve visitação também de unidades de outros municípios, como Saquarema.

A ação, que está em sua terceira edição, é promovida pela Coordenação Local de Processo Seletivo do Campus Avançado Maricá, com o objetivo de apresentar os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e motivar os estudantes em fase de conclusão do Ensino Fundamental a participarem da seleção para ingresso no Instituto.

O processo seletivo será realizado por meio de aplicação de provas presenciais, que estão marcadas para o domingo, dia 3 de dezembro, das 9h30 às 12h30. Para os candidatos aos Cursos Técnicos Integrados, a prova terá 40 questões objetivas de múltipla escolha, sobre conteúdos dos anos finais do Ensino Fundamental, referentes às disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia.

Preparação com provas anteriores

Os candidatos podem intensificar a preparação para o exame desde já, resolvendo as questões das provas aplicadas em seleções anteriores, que estão disponíveis para acesso no Banco de Provas do IFF, assim como seus respectivos gabaritos.

Para acessar as questões e gabaritos, os interessados devem escolher a opção "Prova e Gabarito dos Cursos Técnicos Integrados e Concomitantes", das seleções disponíveis:

Processo Seletivo - 2023
Processo Seletivo - 2020

Processo Seletivo - 2019
Processo Seletivo - 2018
Processo Seletivo - 2017
Processo Seletivo - 2016
Processos Seletivos - 2010 a 2015

Seleção para Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes

Atualmente, o IFF Maricá está com inscrições abertas para outras 400 vagas em cursos técnicos gratuitos, dessa vez em duas modalidades diferentes: Concomitante e Subsequente, que são voltadas a quem já concluiu ou, no 1º semestre de 2024, estiver cursando o Ensino Médio. Nesse caso, apenas a formação técnica será feita no IFF.

A oferta é pelo Formatec: Maricá+Técnico, programa lançado a partir de um convênio entre o IFF e a Prefeitura, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). As inscrições são gratuitas e ficarão abertas até 28 de novembro de 2023, pelo Portal de Inscrições do IFF, que pode ser acessado pelo endereço eletrônico inscricoes.iff.edu.br. Saiba mais AQUI.