CAMPUS MARICÁ

IFF Maricá tem auditório lotado de estudantes para a abertura da Mostra de Profissões 2023

por admin publicado 23/10/2023 13h24, última modificação 26/10/2023 16h14
Evento acontece até a próxima sexta-feira, 27 de outubro, reunindo uma série de atividades e debates sobre o mercado de trabalho nas áreas de Edificações e Meio Ambiente.
Img_3759

Estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações e Meio Ambiente lotaram, nesta segunda-feira, 23 de outubro, o auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá para acompanhar a abertura e primeiras palestras da Mostra de Profissões 2023. O evento, que é voltado exclusivamente ao público interno do campus, tem uma ampla programação com atividades focadas na capacitação dos participantes em suas áreas técnicas.

"Está é a 5ª edição da Mostra de Profissões em nosso campus e podemos perceber o quanto ela vem ganhando notoriedade no sentido de ser uma complementação para a formação profissional dos nossos alunos. Em sala de aula, às vezes não temos tempo hábil para tocar em determinados assuntos, como por exemplo a pesquisa na construção civil, entre outros. E a Mostra chega num momento importante para debatermos um leque maior de possibilidades, trazendo para o campus profissionais de ponta, com muita experiência no mercado de trabalho, com o objetivo de oferecer as melhores oportunidades de formação para nossos estudantes", destacou o professor da área de Edificações Victor Justen, que é um dos organizadores da Mostra e, este ano, foi o responsável pela palestra de abertura do evento, com o tema "Materiais Compósitos e Impressão 3D na Construção Civil".

Neste primeiro dia de programação, o IFF Maricá recebeu ainda o engenheiro civil Marco Antônio Amâncio, da MA Engenharia de Estruturas, que ministrou a palestra "Projeto e Controle de Qualidade em Estruturas" para um auditório lotado principalmente de estudantes da área de Edificações.

"A adesão dos alunos ao evento está sendo muito boa e, apesar de estarmos trabalhando temas complexos nas palestras, pude perceber neste primeiro dia uma plateia muito interessada, engajada nas discussões e com uma excelente troca de conhecimento. Isso é muito importante para nós, porque mostra o interesse deles em participar dessas atividades diferenciadas, dentro do ambiente de formação deles", acrescentou o professor Victor Justen.

A abertura do evento teve ainda um momento de apresentação do projeto de pesquisa do IFF Maricá "Me formei! E agora?", que recebe fomento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e, em março deste ano, foi premiado como o segundo melhor trabalho apresentado na XX Jornada Científica Jovens Talentos para a Ciência. Sob coordenação do professor Samuel Ribeiro de Almeida, as bolsistas Clara Peixoto e Yasmin Silva estão atuando como monitoras da Mostra e incentivando os estudantes a participarem das ações previstas no projeto, entre elas pesquisas sobre o conhecimento dos estudantes relacionado à carreira dos técnicos.

"Essa interação da nossa pesquisa com o evento é muito interessante, pois nos ajuda a analisar as diferentes formas usadas pelo IFF para auxiliar os estudantes em relação à visão sobre o mercado de trabalho e às rotinas profissionais", ressaltou a estudante do 3º Meio Ambiente e bolsista da pesquisa, Clara Peixoto, acrescentando: "Como aluna, vejo a Mostra como um excelente caminho para abrir as nossas mentes, mostrando as diversas possibilidades que temos em nossas áreas de formação e na construção de nossas carreiras. Fora que é sempre motivo de muita alegria ver a escola assim movimentada, e cada momento em nosso ano letivo com vivências extraclasse é também um momento importante que temos de crescimento como estudantes, profissionais e, inclusive, como cidadãos".

Programação tem palestras, rodas de conversa e visitas técnicas

A Mostra de Profissões 2023 segue até sexta-feira, 27 de outubro. As palestras programadas para o restante da semana abordarão temas como "A compostagem além da técnica: uma questão de responsabilidade social", "Produção de quitosana a partir de resíduos da atividade pesqueira" e "Risco aviário: manejo da fauna em ambiente de aeroporto", além de rodas de conversa com o secretário de Trabalho de Maricá, Marcus Bambam; com profissionais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU); e com as arquitetas e urbanistas Ana Claudia Garcia, que é secretária de Urbanismo de Maricá, e Natasha de Souza Mello, do Arkto Estúdio, sobre a profissão do urbanista.

Nesta terça-feira, 24 de outubro, haverá ainda uma visita técnica na empresa Duraprinter 3D, em Itaboraí, para estudantes de Edificações previamente inscritos e sob coordenação do professor Victor Justen, em que serão apresentados processos de impressão 3D utilizados na construção civil.

Para participar, é preciso ser aluno regularmente matriculado no IFF Maricá e efetuar a inscrição pelo site https://eventos.iff.edu.br/mostradaprofissao2023. Além de fazer a inscrição geral no evento, é fundamental se inscrever em cada uma das atividades de interesse, clicando no botão "Participar", na área de programação.

Haverá emissão de certificado para os participantes, desde que seja feita a inscrição previamente pelo site. É importante também ter atenção ao e-mail cadastrado na inscrição, pois é para esse endereço que serão enviadas mensagens do evento, como confirmação de participação. Os inscritos devem ficar atentos ainda aos dados informados, como nome completo, pois isso é fundamental para a emissão correta do certificado de participação.