CAMPUS MARICÁ

Esporte

IFF Maricá terá lançamento de Polo de Rugby, no dia 28/06, com vivência esportiva para alunos

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 19/06/2023 11h53, última modificação 19/06/2023 12h09
Projeto será desenvolvido junto com o professor Thiago Alves, treinador e fundador do Grêmio Náutico Maricá, e que já ministra aulas de iniciação ao esporte em escolas da rede municipal de ensino.
Rugby no IFF Maricá

Estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, com idade a partir de 15 anos, terão a oportunidade de conhecer e praticar mais uma modalidade esportiva no campus: na quarta-feira, 28 de junho, estão todos convidados a participar do lançamento do Polo de Iniciação ao Rugby do IFF Maricá. O projeto será desenvolvido junto com o professor Thiago Alves, treinador e fundador do Grêmio Náutico Maricá, e que já ministra aulas de iniciação ao esporte em escolas da rede municipal de ensino.

A atividade acontecerá das 16h às 18h, no ginásio, e incluirá uma vivência sobre rugby com os estudantes. A previsão é que as aulas aconteçam semanalmente no campus, numa versão do esporte adaptada para a quadra. Os participantes que se destacarem serão encaminhados para os treinos do time no campo.

"Todos os alunos e alunas são bem-vindos, principalmente porque o rugby é um esporte muito democrático, em que precisamos no mesmo time de jogadores grandes e pesados e jogadores magros e baixos. Cada um tem sua função em campo. O nome do nosso projeto é 'Lugar de criança é na escola jogando rugby', e já o levamos para diversas escolas aqui em Maricá, mas sempre municipais. Procuramos o IFF por ter estudantes numa faixa etária maior. A ideia do polo será a de democratizar o esporte", explica o professor Thiago Alves.

Segundo a professora de Educação Física e responsável pelas atividades esportivas no campus, Regiane Costa, a previsão é que o Polo de Iniciação ao Rugby do IFF Maricá possa ser aberto também para a comunidade externa, em breve, com a possibilidade de inclusão de um segundo dia de treinamento semanal.

Nesta segunda-feira, 19 de junho, o professor Thiago Alves esteve no IFF Maricá para participar de uma das aulas de Educação Física, com a professora Regiane, e conhecer melhor a estrutura do ginásio. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis na página deles no Instagram, que pode ser acessada em @gnmarica.

O rugby é um esporte nascido na Inglaterra, no século 19, em que uma bola oval é conduzida pelos pés ou pelas mãos dos jogadores até a linha de fundo do campo, onde há uma trave semelhante a um H. O objetivo principal consiste em passar com a bola através da linha de fundo e encostá-la no chão, sendo um esporte que exige muita resistência, estratégia e habilidade dos seus atletas. Mais informações e as regras do esporte podem ser acessadas na página da Confederação Brasileira de Rugby, em https://brasilrugby.com.br/.